Saúde no copo

Rico em antioxidantes, o suco rosa estimula a produção de células de defesa no organismo

"

Volta e meia, alguma receita de suco é alçada ao posto de "medicinal" por suas propriedades positivas à saúde. Foi assim com o suco verde e com os detox, que ainda são ingeridos (e elogiados por milhares de usuários). Mas a mais nova onde é o suco rosa – feito a partir de laranja, beterraba, gengibre e limão. Sua característica benéfica é reforçar o sistema imunológico e, portanto, colaborar na prevenção do câncer.

Isso porque as frutas amarelas, alaranjadas e vermelhas são ricas em carotenoides, antioxidantes precursores da vitamina A, que estimulam a produção de células de defesa e ajudam nas respostas imunológicas do organismo, segundo a nutricionista Eliza Scarpin.

– As frutas cítricas também fortalecem o sistema imunológico por serem ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, substâncias resultantes dos processos metabólicos naturais do organismo e que são grandes responsáveis pelo enfraquecimento da imunidade – explica Eliza.

Antibactericida natural, o gengibre é um grande aliado na prevenção de infecções por bactérias. Incluí-lo na alimentação diária, em sucos e vitaminas, pode também ajudar a diminuir o enjoo.

Aposte no suco à base de beterraba combinado a frutas cítricas – em geral, a receita inclui uma fatia generosa de beterraba crua, descascada, misturada a uma unidade pequena de limão ou laranja ou até mesmo bergamota, além de água ou gelo a gosto – e até a outros tubérculos, como cenoura (ambos podem ser combinados na mesma proporção, acrescidos de 200ml de água ou água de coco). Por ser naturalmente adocicada e fonte natural de açúcar, a beterrabada costuma dispensar adoçantes nas preparações, o que também contribui para a manutenção de peso. No entanto, é recomendado ter cuidado com a moderação na ingestão do suco rosa: por ser um poderoso laxante natural, a beterraba em excesso pode causar dores abdominais – na dúvida, consulte sempre um nutricionista.

 

Confira outros alimentos de ação preventiva:

- ALHO – Rico em alicina, que inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.

- BRÓCOLIS, COUVE-FLOR E REPOLHO – Têm sulfarofanos, capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas: seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.

- MELANCIA, TOMATE E GOIABA – Ricos em licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha e que previne o câncer de próstata.

- UVA VERMELHA – Contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol), potentes agentes preventivos do câncer.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escolha o aniversariante de novembro para o Calendário Em Nome do Filho

Próximo

Pesquisa indica que brincar ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão oral de bebês

Vida