Foto: SMVC (Divulgação)
O 17º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) entra no terceiro dia nesta sexta-feira (31), com uma programação que destaca a história e a produção audiovisual do Rio Grande do Sul. As atividades ocorrem no Auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, Cineclube Lanterninha Aurélio (Cesma), na Rua Professor Braga, 55, e incluem mostras competitivas, o lançamento do livro Dicionário de Filmes Gaúchos, do cineasta Glênio Póvoas, e a homenagem nacional à produtora e diretora Marilaine Castro da Costa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A programação começa às 16h, que reúne seis curtas da Mostra Nacional e da Mostra Sinprosm de Santa Maria e Região. Às 18h, no hall da Cesma, o público poderá acompanhar o lançamento e a sessão de autógrafos do livro de Glênio Póvoas, que registra e valoriza a trajetória do cinema produzido no Estado. Às 19h30, o festival presta homenagem à produtora Marilaine Castro da Costa, que tem passagem por obras como Em Teu Nome, Valsa para Bruno Stein e Todos, além de se destacar na área de acessibilidade comunicacional no audiovisual. Logo após, ocorre a Sessão 4, com seis curtas de diferentes gêneros e estados.
O SMVC segue até sábado (1º), com exibição de longas convidados, cerimônia de premiação e festa de encerramento. Toda a programação é gratuita e ocorre em espaços parceiros da cidade. Os detalhes podem ser conferidos no site e no Instagram.
.
Realizado pela Filmes de Junho e IdeiaAção, o evento tem copromoção do Sinprosm, Prefeitura de Santa Maria, UFSM e Cesma, além de apoio de instituições culturais e educacionais do Brasil e do exterior. Desde 2002, o SMVC tem o objetivo de valorizar a produção audiovisual local e nacional, sendo reconhecido como um dos principais festivais de cinema do interior do país.
Confira a programação
Sexta-feira (31)
Auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - Cineclube Lanterninha Aurélio (Cesma - R. Prof. Braga, 55 - Centro)
Sessão 3 –
16h
Duração: 110 minutos
- “Sublime Chão” – (15min, documentário, SP) – Direção: Gabriel Borges Rollo – Mostra Nacional
- “A Borda da Vida” – (18min, documentário, RS) – Direção: Camila Bauer – Mostra Nacional
- “O Nome da Vida” – (13min, animação, MG) – Direção: Amanda Pomar – Mostra Nacional
- “A Última Primavera” – (15min, ficção, SC) – Direção: Michelly Hadassa – Mostra Nacional
- “Céu Invisível” – (24min, documentário, RS) – Direção: Robson Santos Rosa, Max Frutuoso, Jamille Marin e Júlia Urach – Mostra Sinprosm de Santa Maria e Região
- “Para Que Eu Não Esqueça” – (23min, ficção, RS) – Direção: Marcos Oliveira – Mostra Sinprosm de Santa Maria e Região
18h
Hall da da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma - R. Prof. Braga, 55 - Centro)
- Lançamento e sessão de autógrafos do “Dicionário de filmes gaúchos”, de Glênio Póvoas
19h30min
Homenagem Nacional: Marilaine Castro da Costa
Sessão 4
Duração: 94 minutos
- “Cadê a Nota?” – (Ficção, 2024, 25min, RS) – Direção: Gelton Quadros
- “A Um Gole da Eternidade” – (16min, ficção, RS) – Direção: Paulo Ricardo de Moraes e Camila de Moraes – Mostra Nacional
- “O Churras” – (13min, ficção, RS) – Direção: Maurício Canterle – Mostra Sinprosm de Santa Maria e Região e Mostra Nacional
- “Bicicleta Vermelha” – (15min, animação, SP) – Direção: Rodolpho Pinotti – Mostra Nacional
- “Tudo o que Deus quer saber” – (19min, ficção, RS) – Direção: Ema Souza – Mostra Sinprosm de Santa Maria e Região e Mostra Nacional
- “Tem Dia Que de Noite é Foda” – (6min, ficção, CE) – Direção: Hander Paiva – Mostra Nacional
Sábado (1º)
14h30
Auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - Cineclube Lanterninha Aurélio (Cesma - R. Prof. Braga, 55 - Centro)
- Exibição de longa-metragem convidado: “Por tu bien”, direção: Axel Monsú (Ficção, 77min, Argentina, 2025)
- Homenagem para Axel Monsú
18h
Auditório da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - Cineclube Lanterninha Aurélio (Cesma - R. Prof. Braga, 55 - Centro)
- Premiação (com exibição dos dois curtas premiados nas duas mostras)
- Festa de Encerramento