Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Evento ocorre na Gare.
Muito além de transformar empresas, processos e entregas, a inovação vem conquistando cada vez mais espaço em Santa Maria como uma prática adaptável a diferentes ambientes. Para impulsionar as iniciativas já existentes, o município ganha destaque ao sediar três eventos relevantes do setor. Até sexta-feira, a Gare da Estação Férrea e o Mercado Público devem receber cerca de 3 mil pessoas em atividades do Eli Summit e do Santa Summit, que integram a Semana de Inovação. Já no sábado (27), a sede do Grupo Diário será palco do Franquias do Sul, encontro voltado ao conhecimento sobre novos negócios e sua expansão.
Na quarta-feira (24), inicia oficialmente o Santa Summit, com programação das 8h30min às 20h.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os encontros priorizam o compartilhamento de estratégias para desenvolver empresas e instituições em cada município participante, explorando suas características e, principalmente, destacando as pessoas que compõem o local. Em Santa Maria, o percurso já tem bons frutos. Conforme levantamento do InovaCentro RS, a cadeia produtiva do Ecossistema de Inovação do município gerou, em 2024, R$ 3 milhões. São 59 empresas incubadas, que criam 280 empregos diretos, além de 50 empresas instaladas nos parques tecnológicos.
A ideia é ampliar cada vez mais o setor, como descreve o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Ronie Gabbi:
– Queremos consolidar o município como um polo de referência em inovação e desenvolvimento regional. As dimensões são múltiplas. Falamos da economia, com estímulo a novos negócios, startups e projetos de base tecnológica. Também buscamos ampliar a competitividade da cidade, atraindo investimentos privados e públicos, além de fortalecer setores como o têxtil, metalmecânico, moveleiro e agroarranjos com práticas inovadoras.
Para alcançar esses objetivos, uma série de instituições integra as ações e atua de forma cooperada. A governança do ecossistema é composta por 28 atores – instituições de Ensino Superior, unidades do sistema "S", associações, Poder Público, entre outras organizações –, e pretende potencializar o desenvolvimento regional.
A inovação no social
Em dois dias, cerca de 600 pessoas, vindas de várias partes do Estado, partilharam conhecimentos no Eli Summit. Entre elas, estavam as empreendedoras Ana Mendes, 43 anos, e Ivonete Barbosa, 54 anos, de Porto Alegre, que atuam com projetos sociais que impactam diretamente o maior bairro periférico da Capital gaúcha, a Restinga. A Associação Espaço Esperança, de saúde integral, da qual Ivonete é presidente, começou pequena, mas busca ampliar horizontes em eventos como a Semana da Inovação.
– Viemos para Santa Maria em busca de parcerias, conexões e informações. Queremos articular tudo isso para melhorar a qualidade da saúde mental na nossa comunidade – complementa Ivonete.

Participar do evento, avaliam, é abrir uma janela para que a periferia também exponha suas metas e proponha transformações. Com isso, o impacto na população cresce ainda mais, dentro do projeto Centro Cultural Raízes, projeta Ana:
– Nós temos o tempero, mas, muitas vezes, não temos os acessos. Quando misturamos tudo, o resultado pode ser muito potente, um verdadeiro agente de transformação dentro das comunidades.
Uma proposta de impacto
Entre as novidades está a trilha dedicada especialmente aos negócios tradicionais. A iniciativa, explicou Cibele Scherer, analista de projetos do Sebrae, busca desmistificar a inovação e mostrar que ela vai muito além da tecnologia.

– Nós temos duas trilhas: a de inovação e empreendedorismo e outra voltada aos negócios tradicionais, considerando que 82% do PIB do município vem de comércio e serviços. É uma construção de sensibilização, planejamento e desenvolvimento desses setores, incluindo agronegócio, indústria, turismo e saúde. Entrevistamos 30 empresários locais, inclusive de startups, e muitos nem se consideravam inovadores. Nosso objetivo é aproximar a inovação da população, mostrar que qualquer melhoria em processos, ferramentas ou serviços já é inovação – detalha Cibele.
No Santa Summit
A programação conta com inúmeras palestras, oficinas, visitas e workshops. Com isso, as iniciativas do município, como as startups, são destaque no cenário estadual.
Destaque da Região Centro
- 3º lugar em número absoluto de startups no RS
- 118 startups mapeadas pela Rede RS Startup.
- Representam 8,49% do total do Estado
Segmentos que elas atuam
- Agronegócio – 16,10% (19)
- Software e Cloud – 16,10% (19)
- Consultorias e Treinamentos – 7,63% (9)
- Financeiro – 5,93% (7)
- Alimentos e Bebidas – 5,08% (6)
- Comércio e Varejo – 5,08% (6)
- Educação e Ensino – 5,08% (6)
- Meio Ambiente e Sustentabilidade – 4,24% (5)
- Não Informado – 4,24% (5)
- Outros – 30,51% (36)
Programação
Santa Summit
Quarta-feira (23)
- 8h30min – Visita Técnica - Parque Tecnológico UFSM e Proinova;
- 8h30min – Visita Técnica – Ambientes de Inovação da Universidade Franciscana - UFN e ITEC Park;
8h30min – Abertura – Arena Govtech: Desenvolvimento Regional; - 9h – Dia de Campo: Haras e Clínica de Equinos Santa Maria (Diego Rafael Palma da Silva (Médico Veterinário);
- 9h – Arena Govtech: Gestão Municipal e Resiliência (Luís Henrique Kittel - Prefeito de Agudo);
- 9h30min – Arena Govtech – Do Vale do Silício a Medellín: lições globais para os ecossistemas locais; (Alexandre Tonin - Consultor Sebrae/RS);
- 10h – Visita Técnica - Sicredi - O cooperativismo do futuro;
- 10h – Visita Técnica - Incubadora Social UFSM;
- 10h15min – Arena Govtech – Painel Inovação em construção - Desafios e Oportunidades no Ecossistema Local (secretários municipais e consultoria do Sebrae);
- 10h30min – Visita Técnica - Arquitetura & Varejo no Ecossistema VITTA Center
- 11h – Arena Govtech: Inteligência Artificial como ferramenta de economia para a gestão publica (Willian Marcos - Administrador, pós graduado em marketing estratégico, fundador e CEO da GovTools);
- 11h20min – Arena Govtech: A experiência do Lab PIÁ no governo gaúcho (membros do LAB);
- A partir das 14h – Batalha de StartUps – Os finalistas apresentarão seus pitches ao vivo. O formato será de 5 minutos para o pitch e 7 minutos para perguntas e respostas com a banca de jurados.
- 14h – Visita Técnica - Sicredi - O cooperativismo do futuro (Carlos Speltri, Marketing Sicredi);
18h – Abertura oficial do Santa Summit; - 18h45min – Desenvolvimento Regional, negócios e inovação (José Renato Hopf e José Luiz Rodrigues);
- 19h30min – Show da Manu Ferraz (ex The Voice);
O evento segue até sexta-feira. Confira a agenda aqui.
Franquias do Sul (2ª edição)
Quer abrir seu próprio negócio com segurança e suporte?
- Quando – 27 de setembro, 14h às 19h
- Onde – Sede do Grupo Diário (Faixa Nova de Camobi, 4975)
- Inscrição – Inscreva-se e confirme sua presença, gratuitamente, link https://www.franquiasdosul.com.br/
* Entrada apenas 1kg de alimento não perecível - 20 marcas expositoras prontas para apresentar oportunidades reais de investimento