VEJA COMO FICA O TEMPO

Chuva diminui, mas frio intenso com geada chega à Região Central neste fim de semana

Chuva diminui, mas frio intenso com geada chega à Região Central neste fim de semana

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Após dias de chuva intensa que causaram estragos e fizeram Santa Maria ultrapassar a média de chuva para todo o ano, o tempo começa a firmar na Região Central. De acordo com a BaroClima Meteorologia, a instabilidade perde força na tarde deste sábado (23), dando lugar a uma intensa massa de ar polar que derrubará as temperaturas e trará geada no início da próxima semana.


📲 Mande seu relato para a CDN

Segundo o meteorologista Gustavo Verardo da BaroClima Meteorologia, o cenário de temporais foi resultado do calor atípico registrado na sexta-feira, quando os termômetros em Santa Maria chegaram a 32.9°C.


– Tivemos ontem a atuação do vento norte, tivemos aí a tarde mais quente do inverno e esse calor acabou resultando na ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul, inclusive na Região Central – explica Verardo.


O fenômeno resultou em acumulados de chuva que, em apenas 24 horas, superaram a média para todo o mês em diversas cidades, como Vila Nova do Sul (186 mm) e São Sepé (174 mm).


Previsão para os próximos dias

A chuva deve cessar até o final da tarde deste sábado, com a chegada do frio intenso. O domingo (24) será de tempo firme, com sol e temperaturas baixas.


– O domingo vai ser um dia de tempo firme com muito sol e muito frio. Mínima de 4°C em Rosário do Sul e Caçapava do Sul, e 5°C em Santa Maria. Máximas que não passam dos 14°C – detalha o meteorologista.


A semana começa gelada, com previsão de geada isolada na segunda-feira (25) e mínimas entre 3°C e 5°C na região. A maior parte da semana será de tempo seco, com uma breve instabilidade prevista para a terça-feira (26), mas sem grandes acumulados.


Alerta para o início de setembro

Gustavo Verardo alerta, no entanto, para a volta do tempo severo já no início do próximo mês.


– A partir do dia 1º de setembro o tempo instabiliza mais uma vez, e eu já adianto novos riscos de temporais e alagamentos na abertura do mês de setembro – conclui o meteorologista.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 40 municípios gaúchos registraram danos em decorrência das chuvas; seis são da região Anterior

Mais de 40 municípios gaúchos registraram danos em decorrência das chuvas; seis são da região

Chuva de quase 300 mm causa estragos e prejuízo milionário em Caçapava do Sul Próximo

Chuva de quase 300 mm causa estragos e prejuízo milionário em Caçapava do Sul

Geral