Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a região Central do Rio Grande do Sul devido à atuação de instabilidades que provocam chuva, raios e possibilidade de granizo. Em Santa Maria, diversos bairros já registram chuva na noite desta quinta-feira (21). O aviso, válido até as 22h45min, indica risco alto de destelhamentos e orienta a população a evitar áreas de risco.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A BaroClima Meteorologia também prevê condições de alto risco meteorológico para a ocorrência de tempo severo no Rio Grande do Sul nas próximas 24 a 48 horas. Ainda nesta quinta-feira, após um amanhecer de tempo seco, a nebulosidade aumentou e áreas de instabilidade começaram a se formar no final da noite, avançando do Noroeste em direção ao Planalto, Oeste e região Central, em forma de frente quente.
Segundo a análise, essas tempestades podem provocar granizo e chuva acompanhada de grande quantidade de descargas elétricas entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira (22). A instabilidade também deve alcançar os Vales e a Região Metropolitana de Porto Alegre no decorrer da madrugada e manhã.
A previsão indica que a sexta-feira será marcada por um novo episódio de tempo severo, potencializado por uma forte corrente de ventos quentes e úmidos vindos do Norte do Brasil. O vento Norte poderá superar 70 km/h em cidades da região Central e dos Vales. Além disso, as temperaturas devem disparar, com máximas de até 34°C nos Vales durante a tarde.
Ainda na sexta, a chegada de uma frente fria intensa pelo Oeste e pela Campanha deve ampliar o risco de temporais. Uma poderosa frente de rajada pode provocar vendavais de até 100 km/h, além da possibilidade de formação de tornados. As regiões consideradas mais vulneráveis são o Oeste, a Campanha e o Centro do Estado, incluindo cidades como Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Rosário do Sul, Caçapava do Sul, São Gabriel, São Sepé e Santiago.
Confira o alerta da Defesa Civil nas redes sociais: