Com presença do vice-governador, Alameda das Bandeiras é inaugurada na Basílica da Medianeira

Com presença do vice-governador, Alameda das Bandeiras é inaugurada na Basílica da Medianeira

Fotos: Vinicius Becker (Diário)

Acompanhado pelo pôr do sol e pelo vento gelado característico do inverno gaúcho, foi inaugurado a Alameda das Bandeiras da Basílica da Medianeira. Na extensão de todo o parque, até o Altar Monumento, foram hasteadas cada uma das 26 bandeiras dos municípios que fazem parte da Arquidiocese – além das flâmulas simbólicas do Rio Grande do Sul, Brasil e Vaticano. A cerimônia ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (15), com a presença do vice-governador Gabriel Souza (MDB)


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

– É um título papal, que reconhece oficialmente Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. É algo muito importante não apenas para Santa Maria, mas para todo o Estado, especialmente neste momento em que enfrentamos as consequências das enchentes do último ano – disse Souza.

Após o hasteamento das bandeiras, realizada pelos representantes de cada município, a cerimônia seguiu para o discurso das autoridades. Na ocasião, o arcebispo Dom Leomar Brustolin, falou o reconhecimento do Papa Francisco à Mãe Medianeira e o parque que, segundo ele, apesar de católico, acolhe todas as pessoas:

– Não importa o tamanho do município, tampouco a localização, cada um é um farol de esperança. E o centro dessa grande família de cidades é a presença materna de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. As bandeiras permanecerão hasteadas no Parque da Medianeira. O Parque que é católica mas é aberto ao público. Nunca se cobrará entrada. Aqui só não entra um tipo de pessoa: quem não quer. Todos os outros são bem-vindos, independente de crer ou não crer. 

A cerimônia também teve a presença do prefeito de Santa Maria Rodrigo Decimo (PSDB) e foi acompanhada por autoridades do município e representantes das 26 cidades da arquidiocese. A banda da Brigada Militar foi responsável por tocar, no Parque, os hinos nacional, do Rio Grande do Sul e o cântico da Medianeira. 


Reunião com prefeitos

A visita do vice-governador também incluiu um café e um colóquio com Dom Leomar Antônio Brustolin, e demais representantes dos municípios, para tratar sobre o turismo religioso na região. Conforme Souza, o Estado se colocou a disposição para impulsionar, cada vez mais, os eventos em celebração à Medianeira, como a Romaria que reúne milhares de fiéis em Santa Maria:

– O turismo religioso, além de fortalecer a fé das pessoas, também aquece a economia local, beneficiando até quem não compartilha da mesma crença. A região tem um grande potencial, com pontos de peregrinação como o processo de beatificação do diácono Pozzobon, além de outros beatos já reconhecidos. Isso pode atrair visitantes não apenas do estado e do Brasil, mas também de países do Mercosul. 


Púbico

Antes mesmo do hasteamento das bandeiras, centenas de pessoas já aproveitavam a tarde de programações no Parque. A atendente Camila Oliveira Pedrolo, 36 anos, veio acompanhada do marido e do filho, de 2 anos. Vizinhos da Avenida Medianeira, o espaço tem sido um destino comum – ainda mais em dias de celebração.

– Viemos pela programação e também porque aqui tem a área destinada para as crianças. Vejo cada vez mais o parque com mais movimento, com mais participação da comunidade e novidades – afirmou Camila.

O desejo da funcionária municipal aposentada, Maria Olga Garcia, 68, é que as celebrações e a devoção cresça cada vez mais: 

– Eu venho aqui quase todos os domingos, sou suspeita para falar, mas é o reconhecimento de nós, filhos da Mãe Medianeira. E que ela se torne reconhecida mundialmente. Outros títulos virão, se Deus quiser.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões Anterior

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões

Coletivo ‘Kiss: Que não se repita’ defende feriado em memória da tragédia e critica troca de data religiosa Próximo

Coletivo ‘Kiss: Que não se repita’ defende feriado em memória da tragédia e critica troca de data religiosa

Geral