Um adolescente de 14 anos foi apreendido na manhã desta segunda-feira (13) no Bairro Salgado Filho, região norte de Santa Maria. Ele é suspeito de envolvimento em um assalto a farmácia ocorrido há duas semanas no mesmo bairro, e estaria foragido de um Centro de Acolhimento da capital desde o final de fevereiro.
O crime aconteceu na noite do dia 27 de fevereiro. Por volta das 20h30min três suspeitos, ao menos dois armados, entraram no estabelecimento, localizado na Av. Borges de Medeiros. Um dos suspeitos teria rendido o segurança do estabelecimento com uma chave de braço. Após o assalto, o trio fugiu com cerca de R$ 720 em dinheiro.
A prisão ocorreu a partir de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Conforme a Polícia Civil, o menor estaria foragido do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Porto Alegre, e teria passagem pela polícia pelos crimes de roubo, posse de drogas, ameaça e receptação. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao Case de Santa Maria.
O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia (3ª DP) de Santa Maria. Conforme a titular da 3ª DP, delegada Alessandra Padula, a participação do adolescente foi esclarecida pelas investigações. No dia 1º de março, o menor foi apresentado junto de outros dois suspeitos do assalto à farmácia em uma ocorrência de tráfico de drogas:
– No decorrer da semana do fato fizemos diligências para identificar os autores do fato. Tivemos êxito em localizar o adolescente, que foi detido em uma ocorrência com outros dois suspeitos do assalto que foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Comunicamos a Case, e solicitamos ao Judiciário a expedição do mandado de busca e apreensão. Ele foi encaminhado para a Case de Santa Maria e, posteriormente, para a instituição em Porto Alegre.
Nesta ocorrência em que o menor foi detido, no dia 1º de março, o delegado plantonista determinou que os suspeitos fossem ouvidos e liberados, e que que fossem feitas maiores investigações sobre o crime. Conforme a delegada, o inquérito que investiga o assalto está em fase de conclusão e há algumas diligências a serem feitas.
Entenda o caso
Três suspeitos, ao menos dois armados, assaltaram uma farmácia na região norte de Santa Maria na noite do dia 27 de fevereiro. Ninguém ficou ferido
Conforme a Brigada Militar, por volta das 20h30min o trio entrou no estabelecimento, localizado na Av. Borges de Medeiros, Bairro Salgado Filho, anunciando o assalto. Um dos suspeitos teria rendido o segurança do estabelecimento com uma chave de braço, enquanto outros dois teriam gritado ordenando que os clientes e funcionários presentes no local permanecessem deitados no chão.
A ocorrência registra que um dos suspeitos vestia moletom cinza com capuz e portava uma arma de fogo. Já outro usava moletom vermelho e portava uma faca de serrinha. Um terceiro envolvido, que aparentemente não portava armas, estava usando moletom preto e capuz. Um deles foi até o caixa e retirou cerca de R$ 720.
Segundo a BM, todos fugiram do local após o crime, indo em direção à Vila Brenner. A ação foi filmada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.