Qual o limite entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio

Revisão da vida toda

Finalmente acabou a espera: nesta quinta-feira (1º/12), o Plenário do Supremo Tribunal Federal, pelo placar de 6 votos a 5, entendeu que os aposentados pelo INSS têm o direito de escolher a regra que lhes for mais favorável. Validada, portanto, a “revisão da vida toda”, segundo a qual os aposentados poderão usar todas as suas contribuições previdenciárias, inclusive aquelas recolhidas antes de 1994 e do Plano Real, a fim de ajustar os valores dos benefícios, se mais favorável.

Paridade de armas

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira, (30/11), o Projeto de Lei n° 3.528, de 2019, o qual determina que advogados, representando todas as partes, devem se posicionar no mesmo plano e em distância igual ao juiz do caso nas audiências de instrução e julgamento. Como o texto já havia passado pela Câmara dos Deputados e não teve alterações, vai diretamente para sanção presidencial. O PL altera o artigo 6º do Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906), que passa a vigorar acrescido de um parágrafo com a determinação. Convenhamos, no entanto, que o mesmo entendimento deveria se estender em relação aos membros do Ministério Público.

Manifestações em quarteis

Passado mais de um mês das eleições, as reuniões em frente a quarteis pelo Brasil continuam. Talvez seja a hora de legislar explicitando melhor qual o limite entre a liberdade de expressão e manifestação e o discurso de ódio, de incitação à violência e à ruptura com o regime democrático. Em outras palavras, não há nenhum direito sendo sacrificado quando se estabelece de forma mais clara onde repousa o limite. Ataques à democracia não configuram liberdade de expressão. Simples assim. Mas, como estamos em clima de Copa do Mundo, talvez as manifestações sejam de apoio à Escrete Canarinho.

Regulamentação de criptoativos

Aos poucos o tema avança. A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, o projeto de lei que regulamenta a prestação de serviços com criptomoedas. Como o texto já foi aprovado no Senado, vai agora para sanção presidencial. Com a nova lei, qualquer empresa que ofereça serviços de ativos virtuais – corretoras de criptoativos (exchanges) — precisará de autorização prévia e cumprir certos requisitos que serão estabelecidos por algum órgão ou entidade do Executivo Federal.

Tributação de operações com criptoativos

Sob a perspectiva da conhecida regra-matriz de incidência tributária, o grande desafio que se estabelece diz respeito ao dito critério material, de modo a verificar se determinada operação preenche os elementos necessários para que possa ser qualificada como “auferimento de renda ou receita”, “circulação de mercadoria”, “prestação de serviços”, etc. É absolutamente fundamental para determinar qual o tributo incidente.

Audiências virtuais

Não faltaram polêmicas envolvendo o tema das audiências virtuais, sobretudo quando experimentamos o período de pandemia. Ao que tudo indica, as audiências virtuais vieram para ficar. Por essa razão é que o CNJ criou algumas regras para esse formato, como, por exemplo, a determinação de que os juízes realizem as audiências de terno ou de toga (sim, vestes inadequadas também foram um problema).

O recesso é logo ali

A partir de agora, muitos dos prazos processuais que terão origem com as movimentações via sistema e-proc findarão durante o período de recesso forense, entre os dias 20/12/2022 e 20/01/2023, o que prorroga os prazos até o fim do período. Paciência para os clientes com processos sem urgência e o merecido descanso aos causídicos.

Dia da advocacia criminal

No dia 2 de dezembro celebrou-se o dia da advocacia criminal, uma especialidade que representa uma das falanges mais sensíveis da defesa do direito dos cidadãos. Deixo minha saudação e o registro da admiração que tenho por minhas companheiras e meus companheiros de trincheira na advocacia criminal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cantora Margareth Menezes comandará o Ministério da Cultura Anterior

Cantora Margareth Menezes comandará o Ministério da Cultura

Orquestra Jovem Recanto Maestro apresenta Concerto de Natal no Palco Bell’Anima Próximo

Orquestra Jovem Recanto Maestro apresenta Concerto de Natal no Palco Bell’Anima

Geral