Foto: divulgação
O sabor da tradição familiar conquistou o paladar do público e dos jurados em Gramado. O santa-mariense Henrique Dumke Denardin, 27 anos, foi o grande vencedor do Concurso Nacional de Cucas da Oktoberfest Gramado 2025, encerrada em 5 de outubro. A vitória, que garantiu ao jovem empreendedor uma viagem para a Alemanha, celebra não apenas uma receita campeã, mas uma história de amor, dedicação e legado entre gerações.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A cuca premiada se chama “toffee blend” (mistura de caramelo) e leva damascos, nozes caramelizadas, chocolate branco e caramelo toffee, uma combinação que une o toque criativo do confeiteiro à herança afetiva deixada pela avó, dona Lúcia Kunde Dumke.
– Cresci vendo ela fazer cucas todos domingos. Essa receita vem dela, passou para a minha mãe e chegou até mim. Cada vez que eu preparo, lembro delas – conta Henrique.

A mãe, Marilusa Dumke Denardin, 58 anos, que o acompanhou na final em Gramado, lembra com orgulho o caminho percorrido pelo filho e a importância da avó na trajetória da família.
– A avó dele, dona Lúcia, era apaixonada por fazer cucas. Foi ela quem ensinou o Henrique. Vê-lo ganhar esse prêmio é como ver o legado dela sendo reconhecido – comenta, emocionada.
O concurso reuniu 20 participantes de todo o país, avaliados por um júri composto por chefs e especialistas. Entre os critérios de avaliação estavam sabor, originalidade, criatividade, apresentação e qualidade da massa. Henrique conquistou o primeiro lugar – e por unanimidade.
A disputa reuniu 10 finalistas dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que disputaram o título de melhor cuca do país. O segundo lugar ficou com Maicon Scaravonatti, de Igrejinha, enquanto Alexandre Capeletti Sachet, de Gramado, garantiu a terceira posição.
Agora, o empreendedor planeja expandir o negócio e abrir uma loja física em Santa Maria. Conforme Henrique o negócio é mais do que vender, é compartilhar memórias. E, claro, ele se prepara para desfrutar do prêmio com o embarque, em breve, para Munique, na Alemanha, terra que inspirou a receita que atravessou gerações e conquistou o país.
Como tudo começou
Henrique começou a trabalhar ainda na adolescência, aos 13 anos, na padaria da família, no Bairro Camobi, região leste de Santa Maria. Com o fechamento do negócio durante a pandemia, ele decidiu se reinventar. Foi então que surgiu a 037 Cucas, empresa criada dentro do próprio apartamento, que hoje é referência na cidade. O nome, segundo ele, é uma homenagem aos pais e carrega também um simbolismo:
– Minha mãe nasceu em março (3), e meu pai, em julho (7). Além disso, 037 representa liderança e empreendedorismo na numerologia. Tudo acabou se encaixando.
Antes de abrir a cucaria, Henrique passou um ano estudando combinações de sabores e técnicas de fermentação, área em que também desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Federal de Santa Maria. O resultado é um cardápio com mais de 100 opções, entre doces e salgadas, vendidas por encomenda e pelas redes sociais.
Contato
Instagram: @037cucaria
Telefone: (55)997310463