Foto: Defesa Civíl (Divulgação)
Rajadas de vento que chegaram a 70 km/h foram registradas em Santa Maria na tarde deste sábado (2), causando ocorrências pontuais na cidade. A Defesa Civil do Município atendeu a seis chamados, incluindo danos em telhados, a queda de uma árvore e um poste inclinado. Ninguém ficou ferido.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o balanço da Defesa Civil, foram quatro atendimentos por danos leves em telhados em diferentes pontos da cidade. Na Rua Silvio Romeiro, no Bairro Chácara das Flores, uma árvore caiu e um poste ficou inclinado. O Corpo de Bombeiros Militar apoiou nos atendimentos. Não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
A prefeitura reforça os canais para acionamento em caso de emergência:
- Defesa Civil de Santa Maria: 153 ou (55) 99110-7940
- Corpo de Bombeiros Militar: 193 ou (55) 98454-5968 (WhatsApp)
- Brigada Militar: 190 ou (55) 99939-0190 (WhatsApp)
- Samu: 192
- Polícia Rodoviária Federal: 191
Alerta de temporais
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual atualizou a previsão e indica a chegada de instabilidade.
- Sábado: A previsão é de que os acumulados de chuva possam chegar aos 60 mm/dia na Região Central, com rajadas de vento que podem atingir os 90 km/h associadas aos temporais.
- Domingo: A instabilidade persiste, com chuva de moderada a forte, raios, queda de granizo e rajadas de vento de até 90 km/h. Para o Centro do Estado, os acumulados de chuva podem variar entre 30 e 50 mm/dia.
Ventos de até 100 km/h
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de ventos intensos, que podem atingir até 100 km/h, para municípios da Região Central. O fenômeno é esperado entre o fim da tarde deste sábado (2) e a madrugada de domingo (3).
O órgão orienta a população das áreas afetadas a se abrigar em locais seguros e a manter distância de árvores, placas e postes