Foto: Redes Sociais (Reprodução)
O avanço de uma frente fria combinado à atuação de um centro de baixa pressão provocou temporais na Zona Sul do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (12), com registro de ventos fortes, alagamentos, queda de árvores e danos estruturais em diferentes municípios. Pelotas foi uma das cidades mais atingidas, com ocorrências de destelhamentos, falta de energia elétrica e pontos de alagamento após chuva intensa em curto período.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme o A Hora do Sul, na manhã desta quinta, rajadas de vento de até 59,5 km/h foram registradas pela Estação Meteorológica Automática da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. A força do vento derrubou árvores e postes em diversos pontos da cidade e provocou destelhamentos. Parte dos moradores de bairros como Santa Terezinha, Três Vendas, Fragata e Areal ficou sem energia elétrica.
A chuva também trouxe transtornos. Foram cerca de 11 milímetros acumulados em aproximadamente uma hora, volume suficiente para causar alagamentos em áreas do Centro e de bairros do município.
Ocorrências em outras cidades
Os temporais também atingiram outros municípios da Zona Sul. Em Santa Vitória do Palmar, durante a madrugada, rajadas de vento chegaram a 58 km/h, e houve registro de chuva de granizo na Barra do Chuí.
Já em Rio Grande, a chuva começou nas primeiras horas da manhã e provocou alagamentos, principalmente na região do Cassino. O vento ainda causou destelhamentos na Reserva do Taim e na praia da Capilha, onde a guarita de guarda-vidas foi destruída.
Na zona rural de Jaguarão, um galpão foi destruído em decorrência do vendaval. Até o momento, não há confirmação oficial de feridos relacionados às ocorrências.