Foto: Mateus Ferreira
Como parte das ações do Maio Amarelo — campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito — a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, promoveu uma atividade educativa na manhã desta terça-feira (13). A ação ocorreu na Avenida Walter Jobim, Bairro Juscelino Kubitschek, e teve como foco alertar motoristas sobre os riscos da imprudência ao volante.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Para sensibilizar os condutores, foi realizada uma simulação de atropelamento na faixa de pedestres. O cenário, que retratava um pedestre como vítima fatal, contou com um manequim coberto por manta térmica e posicionado a poucos metros da faixa. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Corpo de Bombeiros também participaram da encenação, tornando o ambiente ainda mais realista.
Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, a encenação buscou provocar uma reflexão sobre a preservação da vida no trânsito.
— Trabalhamos com educação para o trânsito ao longo de todo o ano, mas, neste mês, intensificamos essas ações. A simulação de um sinistro, nesse formato de blitz educativa, ajuda a impactar e a despertar a consciência dos motoristas — afirma o secretário.
Após passarem pela simulação, motoristas que trafegavam na Avenida Walter Jobim, no sentido bairro-Centro, eram abordados em uma blitz educativa. No local, agentes da prefeitura e das instituições parceiras repassaram orientações e distribuíram material informativo reforçando a mensagem da campanha. Mais de 100 veículos foram abordados durante a ação.
A atividade integra a programação do Maio Amarelo, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, criado em 2014, com o objetivo de reduzir o número de mortes e feridos em acidentes de trânsito. Neste ano, o tema da campanha é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
Para Lucimar Garcia de Sá, coordenadora municipal de Educação para o Trânsito e responsável pelo Programa Vida no Trânsito (PVT), ações como essa são fundamentais para estimular a mudança de postura nas vias públicas.
— Esta simulação apresenta uma cena forte, e é isso que buscamos impactar as pessoas e retratar um atropelamento provocado por excesso de velocidade. Esse acidente aqui é na faixa de segurança, um local que registra diversas ocorrências todos os anos. Então queremos chamar a atenção e levar os motoristas a refletirem sobre suas atitudes no trânsito. Nosso objetivo é atingir não só quem dirige, mas toda a comunidade — conclui Lucimar.
Segundo dados do PVT, somente em 2024, 12 pessoas morreram e 88 ficaram feridas em decorrência de atropelamento em Santa Maria. A iniciativa desta terça-feira contou com a participação de agentes de trânsito e da Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiro Militar e Instituto-Geral de Perícias. O Centro de Formação de Condutores (CFC) Ativa, Viacentro e Padre Reus auxiliaram na blitz educativa com material entregue aos condutores.
PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional que promove um trabalho conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No município de Santa Maria, ele foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e atualmente é mantido pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito. O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis a acidentes. Os dados do programa são obtidos com apoio de diversos órgãos de segurança, hospitais e centros de formação de condutores.
MAIO AMARELO | PROGRAMAÇÃO EM SANTA MARIA
Quinta-feira (15), das 16h30min às 17h30min
• Blitz educativa na Avenida Paulo Lauda (Bairro Tancredo Neves)
Sábado (17), 10h às 16h
• Escolinha Itinerante do Trânsito e estande no evento de aniversário de Santa Maria
Terça-feira (20), 16h30min às 17h30min
• Blitz educativa na Avenida Maranhão (Bairro Pinheiro Machado), próximo ao mercado Beltrame
Quarta-feira (21), 9h30min às 10h30min
• Blitz educativa na Rua Pinheiro Machado (Bairro Centro), próximo ao HCAA
Sexta-feira (23), 10h às 11h
• Blitz educativa na Avenida Medianeira, próximo ao Parque da Medianeira
Sexta-feira (30), 10h às 11h
• Simulação de sinistro e blitz educativa na Avenida Helvio Basso, próximo ao retorno sentido centro-bairro