Agricultura sustentável: como ser mais rentável com o custo de produção?

Dra. Rosana Taschetto Vey

Os empreendimentos que buscam sustentabilidade na agricultura têm aumentado nos últimos anos. Nesse contexto, novas startups surgem para atuar em um mercado aquecido, caracterizado por uma produção menos agressiva ao meio ambiente. Fundada em 2001, a Inocular Soluções Agrícolas tem a missão de auxiliar produtores a reduzir custos de produção, melhorar a qualidade do solo e, ainda, aumentar a produtividade das áreas agrícolas.


Nossa startup é incubada junto à Pulsar Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, onde, no ambiente universitário, colaboramos com grupos de pesquisa, acompanhando e auxiliando nos resultados de campo e laboratório, os quais podem ser aplicados por produtores rurais em suas propriedades.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Melhoria no manejo

A inovação faz parte dos nossos valores, pois buscamos continuamente a melhoria no manejo das propriedades, de forma mais sustentável tanto para o meio ambiente quanto economicamente, considerando que a maioria dos produtores depende dessas atividades como única fonte de renda.
Falando em sustentabilidade, é essencial discutir o manejo biológico (MB). Para implementar esse tipo de manejo em áreas agrícolas, é necessário conhecer o solo da propriedade em seus aspectos físicos, químicos e biológicos, para, posteriormente, iniciar um trabalho sequencial de introdução de microrganismos. O MB tem como objetivo “recuperar” o solo, um caminho para uma agricultura regenerativa, embora esse processo seja bastante demorado. Fungos e bactérias estão entre os microrganismos mais utilizados, com diversos gêneros e espécies reconhecidos na agricultura por sua capacidade de promover o crescimento e desenvolvimento vegetal, solubilizar nutrientes e controlar pragas e doenças de maneira eficiente.


Cobertura vegetal

Para utilizar microrganismos no manejo “convencional” da agricultura, é preciso, primeiramente, preparar o solo. Isso implica trabalhar com cobertura vegetal para proporcionar condições adequadas à sobrevivência e permanência desses microrganismos. Além da proteção física, esse material vegetal será decomposto, liberando nutrientes que servem de alimento para a microfauna, aumentando a população de microrganismos e, consequentemente, elevando a mineralização de nutrientes. Com isso, torna-se possível, ao longo dos anos, reduzir o uso de fertilizantes químicos.  


Até quando continuaremos a produzir sem rentabilidade econômica e sem cuidado com o solo? De nada adianta dispor de máquinas de última geração se não houver inovação no uso do solo, que é a principal ferramenta para o cultivo. É indispensável rever as práticas e buscar um equilíbrio que garanta a produtividade no momento atual sem comprometer o futuro das propriedades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VerdadeiraMente Anterior

VerdadeiraMente

Por que melhorias sociais causam mais insatisfação? Próximo

Por que melhorias sociais causam mais insatisfação?

Colunistas do Site