A “entrega” do Castramóvel, dizem números da prefeitura

Semana passada, a coluna registrava a queixa (silenciosa) da bancada das “quatro patas”, com a pouca (ou quase nula) entrega do Castramóvel. Parece não ser bem assim. O espaço recebeu, e reproduz, material da Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, da pasta do Meio Ambiente.

 
A nota esclarece que “o Castramóvel nunca interrompeu suas atividades” e permanece sendo um “serviço essencial para tutores que não têm condições de arcar com a esterilização de seus animais.” E segue: “desde o início da do serviço em 2022, 4.471 animais já foram castrados, sendo 3.777 fêmeas e 694 machos. Até o momento em 2025, cerca de 900 animais foram esterilizados através da iniciativa do Castramóvel. Semanalmente são castradas 36 fêmeas e 10 machos.”

 
O texto traz informação adicional: “o serviço opera de forma fixa no pavilhão do Meio Ambiente na rua Adão Schneider, 55, no Bairro Presidente João Goulart. A castração dos machos ocorre na clínica veterinária Sawas, na Rua Ari Lagranha Domingues, 124, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.”

 
Registro feito. E ponto.

Regabofe
Saborear um assado. Foi isso mesmo que aconteceu no dia 18 – a antevéspera da data máxima farrapa. Os trabalhos foram interrompidos a pedido de todos os edis que queriam ir no piquete da Câmara – em anexo à garagem do Palacete da Vale Machado. Ah, e teve até um vereador que saiu da sessão para comprar mais carne destinada ao regabofe. Quem? Ele já presidiu a Casa e retornou recentemente, pelo voto do povo.

Videowall
A compra dele até polêmica provocou. Mas o chamado videowall (“paredão de vídeo”) já está, no momento em que a coluna é fechada, no hall de acesso ao Palacete histórico da Vale Machado, sede do parlamento da comuna. Quem passa pelo corredor principal percebe o “amontoado” de 11 telões de 55 polegadas. O investimento total chegou a R$ 255 mil, e toda a estrutura será instalada no Plenário Coronel Valença.

Videowall
Atenção: mesmo que a sede do Legislativo passe por reforma, que é algo previsto para o que resta deste ano, já se fala na instalação dos telões que ficarão responsáveis pela projeção das imagens. Antes de tudo, no entanto, haverá a necessidade de treinamento dos funcionários das áreas de Tecnologia de Informação e da Secretaria Legislativa, que estarão diretamente envolvidos com a demanda.

Agenda cheia
Enquanto o presidente da Câmara, Admar Pozzobom, do PSDB, segue em sua casa, “fora de combate”, após fraturar a pelve ao cair do cavalo após o Desfile Farroupilha, quem está no comando do Legislativo é o vereador Rudys Rodrigues (foto), do MDB. O que isso quer dizer? Muito trabalho aos que trabalham junto à presidência e à área de comunicação, pois o edil costuma ter agenda intensa de compromissos.

Sobre a janela
Semana passada, aqui se escreveu sobre especulações em relação à janela partidária de 2028. Entre as cogitações, estaria uma eventual ida de Tubias Callil, do PL ao PDT. O edil fez contato e garantiu: não existe essa possibilidade, que ele não sabe de onde saiu. Mais: garantiu que, a convite do próprio, será coordenador regional da campanha de Luciano Zucco, do PL, ao Piratini. Registro feito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Dramas de PT e PSDB e no que isso afeta Santa Maria Anterior

Dramas de PT e PSDB e no que isso afeta Santa Maria

Sites bloqueados e catraca a caminho, no Palacete da Vale Machado Próximo

Sites bloqueados e catraca a caminho, no Palacete da Vale Machado

Claudemir Pereira