Foto: Deni Zolin
Com a previsão de a Calourada 2025 ocorrer de 10 a 12 de março no Largo da Estação Ferroviária de Santa Maria, uma dúvida que surgiu é quanto à segurança na saída do evento, no viaduto da Gare. Até porque, na festa dos bixos de agosto de 2023, o estudante Cristian dos Santos Oliveira, na época com 31 anos, caiu de uma altura de 4 metros na saída da Calourada.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ele ficou em coma e permaneceu por 19 dias na UTI, além de ter passado por duas cirurgias no cérebro por conta do traumatismo craniano – quebrou ainda a clavícula e um dedão. Por sorte, depois conseguiu se recuperar e ficou bem.
Na época, a coluna cobrou da prefeitura que uma grade ou mureta definitiva fosse instalada no entorno do viaduto da Gare, onde Oliveira caiu, até porque a prefeitura passou a usar o Largo da Estação para eventos com grande público, e a proteção na rua de acesso à Gare tinha só um palmo de altura, para evitar apenas que veículos caíssem para baixo. Na Calourada, tinha sido instalado um gradil metálico móvel, que não estava bem fixado e não impediu a queda de Oliveira.
A boa notícia é que uma grade definitiva foi instalada no entorno de todo o viaduto da Gare. Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 200 mil para colocar essa proteção de quase 2 metros de altura e evitar acidentes como o que quase tirou a vida do estudante.

De acordo com a prefeitura, esta será a primeira Calourada já com essa proteção definitiva, cuja obra foi concluída em outubro passado.
Leia mais:
- Nova prótese e desejo de retornar a Santa Maria: como está o estudante que caiu do Viaduto da Gare durante a Calourada de Inverno de 2023
- Unidade da Fase é transferida para o Bairro Medianeira em Santa Maria
- Leandro Boldrini é desligado do Husm, que já tomou medidas para evitar o ingresso dele no hospital