Do coração do Rio Grande para o mundo: a pecuária digital começa em Santa Maria

Fernando Moraes

Em menos de 15 meses desde seu lançamento oficial, a Instabov – startup incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, vinculada ao InovaTec Parque Tecnológico – tem transformado a realidade do campo, levando inovação e segurança ao coração dos pecuaristas.


Com colares de monitoramento que combinam GPS e contagem de passos, a startup desenvolveu um sistema com cerca virtual, alertas de roubo e fuga, além de insights sobre a saúde do rebanho, com foco em gado de corte. Uma solução há muito tempo demandada pelos produtores rurais, especialmente em regiões com altos índices de abigeato.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em agosto de 2024, a Instabov ganhou destaque nacional ao ser apresentada no programa Fantástico, após evitar um roubo de R$ 100 mil em um lote de animais na fronteira com o Uruguai, em uma fazenda que havia registrado prejuízos de R$ 350 mil em 2023. O sistema detectou o roubo em tempo real, permitindo acionar a polícia e alertar o grupo de WhatsApp dos vizinhos, salvando mais de 20 animais da raça Angus.


Tudo isso em meio às peculiaridades da pecuária brasileira: seis biomas distintos, mais de 70 raças de bovinos em diferentes sistemas de manejo, clima adverso e a complexidade de grandes rebanhos. Ainda assim, a tecnologia da Instabov – criada para resolver uma dor pessoal do seu fundador – vem conquistando espaço no mercado.


Hoje, estamos presentes em oito Estados e dois países, conectando produtores à era da pecuária 4.0. Com nosso aplicativo, o pecuarista monitora todo o rebanho na palma da mão, em tempo real, tomando decisões baseadas em dados para melhorar o manejo e reduzir perdas.


Inovação em rastreabilidade anima

Recentemente, durante a Agrishow – maior feira agropecuária da América Latina – a empresa lançou o Brinco Autotag Instabov, uma solução tecnológica desenvolvida para atender às demandas dos pecuaristas por praticidade, acessibilidade e eficiência. O dispositivo, mais leve e econômico, complementa os colares eletrônicos já existentes, sendo ideal para o gado comercial a pasto, em confinamentos e semiconfinamentos.

 
Santa Maria é um berço de inovação na pecuária brasileira. Além da Instabov, a cidade abriga a Cowmed, empresa líder de mercado e também egressa da incubadora da UFSM. Especializada no monitoramento de bovinos leiteiros, está presente em todos os estados produtores de leite do Brasil e em mais de seis países, mostrando que estamos exportando o conhecimento gerado na região para o mundo.


A Instabov quer ajudar o produtor a ter mais segurança, rastreabilidade, identificação, localização e inteligência artificial. É isso que fazemos – e é nisso que acreditamos: o futuro da carne no Brasil passa pela união entre inovação, precisão e gestão estratégica para fortalecer toda a cadeia produtiva.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Surgem novidades no horizonte das demências Anterior

Surgem novidades no horizonte das demências

Cannabis medicinal na saúde pública: o caso dos transtornos mentais Próximo

Cannabis medicinal na saúde pública: o caso dos transtornos mentais

Colunistas do Site