Fotos: Gabriel Haesbaert (Díário)
Com estampas menores ou maiores, em preto e branco ou coloridas, as peças podem ser combinadas com cores neutras ou florais
Basta diminuir a temperatura para que a camisa xadrez saia do armário e invada as mais diferentes ocasiões. Lindas, confortáveis e clássicas, neste ano, as camisas xadrez ganham companhia, já que a estampa vem com força em outras peças.
Jornalista e colunista de moda do Diário, Letícia Sarturi diz que o xadrez tornou-se pontual na moda e que a camisa com pegada grunge é um coringa, tanto no look feminino quanto no masculino. Contudo, segundo a jornalista, neste outono/inverno percebe-se uma nova rota dessa estampa. Além dos diferentes padrões de xadrez, saias, calças em alfaiataria e maxi blazeres em xadrez assumem o protagonismo no visual.
Moda outono-inverno aposta no conforto para os pés
- Entre as padronagens, acompanhamos os clássicos pied de poule, que são uma variação de xadrez em preto e branco que se assemelha aos pés de uma ave, e o príncipe de Gales, listas irregulares, em tons neutros. Entre os influenciadores internacionais, percebemos que a proposta de cores também surge com releituras. O cinza com preto ou vermelho desponta, mas o hit entre os fashionistas é o amarelo - explica Letícia.
Gerente da loja Zana Calçadão, Geovane Oliveira acrescenta que, além dos tradicionais preto, branco e cinza, a moda xadrez ganha variações em marrom e marsalla (um tipo de rosa antigo).
Moda dos anos 80 e 90 voltaram às ruas
- O legal do xadrez é que dá para fazer diferentes combinações. Xadrez com xadrez, com couro ou, para os mais clássicos, com peças lisas. Um vestido básico e um colete xadrez fica muito bem - comenta o gerente.

PARA NÃO ERRAR
No dia a dia, a vendedora Gabrieli Guerra, 21 anos, aposta em peças em xadrez em cores vivas, como a combinação entre laranja e marrom. Para ocasiões mais formais, ela gosta de conjuntos em preto e branco e garante que o xadrez é peça certa no seu guarda-roupa nesta estação.
A moda das 'cores doces' é tendência para todas as idades
O principal cuidado ao usar o xadrez, segundo Oliveira, é saber harmonizar. Pode-se usar com estampas de flor e poá, por exemplo, desde que fique harmônico e combine com seu estilo.
- Super democrático, o xadrez adequa-se a looks descolados ou informais. Fica lindo também com o floral, de preferência pequeno. Vestidos, cropeds ou terninhos ficam modernos e elegantes na tendência mais querida neste inverno - conclui o gerente.