Frio

Os cuidados com a pele e a alimentação no inverno

"

Durante o verão, quase nem é preciso recomendar cuidados com a pele. O sol e o calor intensos são um convite à hidratação e ao uso frequente de protetor contra os raios UVA e UVB. Curiosamente, água e filtro solar estão entre os primeiros conselhos dos especialistas para quem quer manter saudáveis a pele do corpo e do rosto também durante o inverno.

— A ingestão de água não interfere diretamente na hidratação da pele, mas é extremamente importante, nessa época do ano, que o organismo esteja hidratado. Nesse sentido, se organismo como um todo estiver em equilíbrio, a pele ficará com aparência mais jovem e saudável. Além da hidratação, de uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, o uso do protetor solar não pode ser esquecido — ensina a médica dermatologista Raíssa Londero Chemello.

As condições climáticas dessa época do ano favorecem o ressecamento. A menor umidade do ar e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal, o que faz a pele ficar mais seca. Além disso, com o frio, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes e mais longos — o que reduz a oleosidade natural que mantém a umidade da pele. Por isso, nada de demorar no chuveiro ou de abusar de produtos que possam danificar a camada lipídica da derme:

— Evite banhos quentes e demorados e sabonetes em toda a pele. Recomenda-se que se use sabonete nas áreas que realmente possam produzir odor ou que não estejam limpas. O produto não deve ser aplicado nas demais áreas. O uso diário de esponjas, esfoliantes, panos e escovas também é contraindicado.

A médica recomenda que pessoas que têm peles secas usem cremes com alto poder de hidratação, como AC hialurônico para o rosto e ureia, no corpo. Peles oleosas não toleram esse tipo de produto, mas também devem receber hidratantes específicos.

Confira dicas para manter sua pele saudável até a primavera voltar.

Contra a caspa e as dermatoses


Reduzir a duração e a temperatura dos banhos pode diminuir as chances de surgimento de doenças causadas pelo ressecamento da pele, como as dermatoses e a caspa.

— Alguns fatores que favorecem o aparecimento dessas doenças são a xerose (pele seca), que torna a pele mais sensível, os banhos quentes e a depressão do sistema imunológico por outras infecções — diz a dermatologista Raíssa Londero Chemello.

A utilização incorreta de produtos de pele também pode favorecer o surgimento de doenças de pele. Exagerar no uso de sabonetes — ou mesmo pomadas para reduzir a coceira que a pele ressecada causa — pode piorar o quadro.

— Existem também aqueles que "inventam" ou seguem receitas caseiras, que num primeiro momento geram alívio do prurido, mas, na verdade, só perpetuam a situação. Isso no caso dos eczemas é bem evidente — diz Raíssa.

Com eczema, a pele fica extremamente ressecada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas, e abdômen. É quando ocorrem as coceiras"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Conheça a vencedora do mês de maio do Calendário Em Nome do Filho 2016

Próximo

Cabelos grisalhos são tendência entre as mulheres; saiba como cuidá-los

Vida