Foto:Andreina Possan (Diário)

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria começou oficialmente nesta sexta-feira (22), reunindo público na Praça Saldanha Marinho, no centro do município. O clima ameno marcou o dia mais quente do inverno e colaborou para a movimentação já no primeiro dia do evento, que segue até 6 de setembro com lançamentos, palestras e atividades culturais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A cerimônia de abertura ocorreu às 18h, no Theatro Treze de Maio, e contou com a presença do patrono da edição, o engenheiro civil e escritor Athos Ronaldo Miralha da Cunha, e do professor homenageado, o artista plástico Juan Amoretti. No espaço da praça, livrarias e sebos expõem obras novas e usadas, enquanto autores recebem os leitores para autógrafos.
Durante a solenidade, a secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro, destacou a dimensão do evento e o reconhecimento conquistado ao longo dos anos.
– Eu até me arrisco a dizer que a nossa Feira do Livro é o maior evento literário do interior do Estado. Depois de Porto Alegre, é uma das maiores programações, gratuita e acessível a todos. Isso é democratizar o acesso. A feira tem um carinho da população, e mesmo com chuva, vento ou sol, as pessoas comparecem, atraídas pela tradição e pela riqueza da programação – afirmou.
52ª edição
Nesta edição, foram inscritos 258 livros, dos quais 35 são infantis, abrangendo literatura, história, psicologia, direito, esportes, economia e outros gêneros. Ao todo, 500 autores participarão de sessões de autógrafos, representando 18 cidades gaúchas, além de estados como Amazonas, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.
Entre os destaques da programação, estão a presença do ator Thiago Lacerda, que no dia 5 de setembro fará leitura de trechos de “O Tempo e o Vento” e um bate-papo com Fernanda Verissimo, neta de Erico, sobre a adaptação televisiva da obra. Neste sábado (23), a escritora Leticia Wierzchowski apresenta a palestra “A alegria da escrita”, em que compartilha reflexões sobre 25 anos de carreira. Já na segunda-feira (25), Nelson Motta conduzirá um encontro sobre os 80 anos de Elis Regina, trazendo relatos de sua trajetória na música brasileira.
A programação também contempla espetáculos infantis, voltados às escolas durante a semana e abertos à comunidade nos fins de semana, com retirada de ingressos pelo site do Theatro Treze de Maio.
Horário de funcionamento
O evento, que segue até o dia 6 de setembro, funciona de domingo a sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e aos sábados das 10h às 19h30min.
Leia mais:
- Garantido na elite, Inter-SM começa a decidir título da Divisão de Acesso contra o Novo Hamburgo
- De 32,9°C à chuva e frio de 9°C: Santa Maria pode ter brusca virada no tempo nas próximas horas
- Feira do Livro 2025 abre as páginas da cultura em toda a cidade; atividades na Praça Saldanha Marinho iniciam nesta sexta