De 22 de agosto a 6 de setembro, Santa Maria contará com mais de 30 atrações culturais durante a 52ª Feira do Livro; confira a programação

De 22 de agosto a 6 de setembro, Santa Maria contará com mais de 30 atrações culturais durante a 52ª Feira do Livro; confira a programação

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

A Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, vai receber conhecidos atores e escritoras durante a 52ª Feira do Livro 2025. Mas não só isso, a programação cultural gratuita contempla todos os públicos e gostos, com shows, ​espetáculos teatrais, intervenções artísticas, feira criativa, além de atividades dedicadas ao público infantil, lançamentos e sessões de autógrafos. O evento ocorre de 22 de agosto a 6 de setembro. Outros pontos do município, como a Biblioteca Henrique Bastide e a Praça CEU, também farão parte do circuito da feira. 

🎶 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram

Atrações nacionais e muito mais 

As atrações nacionais já anunciadas deixaram os santa-marienses com grandes expectativas. Entre os nomes, o ator Thiago Lacerda, que deu vida ao icônico Capitão Rodrigo Cambará na minissérie “O Tempo e o Vento”, exibida pela TV Globo, fará a leitura de trechos do romance, seguido de um bate-papo com a escritora Fernanda Verissimo, neta de Erico. Durante a conversa, o ator compartilhará detalhes dos bastidores da produção televisiva e refletirá sobre a relevância de recriar personagens como o Capitão Rodrigo para aproximar o público jovem do legado literário do autor.  Ele fará sua participação em 5 de setembro. 

Além dele, Leticia Wierzchowski, autora de sucesso conhecida pelo romance “A Casa das Sete Mulheres”, conduzirá a palestra “A alegria da escrita” no sábado, 23 de agosto. Nela, a escritora compartilhará suas experiências ao longo de 25 anos de carreira. A autora falará sobre o que a escrita ensina e como ela serve como refúgio diante das adversidades da vida.

Já na segunda-feira, 25 de agosto, Nelson Motta levará seu conhecimento de décadas na música brasileira para um bate-papo especial sobre os 80 anos de Elis Regina. Com extensa carreira como compositor, produtor e jornalista, Motta é um dos principais nomes da música brasileira, tendo parcerias com grandes artistas como Lulu Santos, Rita Lee e Marisa Monte.

Nesta edição, a Feira do Livro de Santa Maria celebra os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.  Ao longo dos 16 dias, o público poderá aproveitar gratuitamente uma programação diversificada, que inclui espetáculos, como “É Manso mas Morde - A música de Nico Nicolaiewsky” com Arthur de Faria, “Bailei na Curva” e “Incidente em Antares”. 

Além disso, haverá shows com os artistas, Vitor Ramil, Evelíny Pedroso e Banda Magnética, Sandro Cartier, Hique Gomez e Simone Rasslan, Rafa Sieg, e muitos outros artistas. 


Patrono e homenageado
O patrono desta edição será Athos Ronaldo Miralha da Cunha, engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, que dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea. A feira tem como professor homenageado o artista plástico Juan Amoretti.

Programação geral 

Durante a semana, os espetáculos infantis são destinados às escolas de Santa Maria e região. Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade, que deve retirar os ingressos no site do Theatro Treze de Maio um dia antes de cada atividade. Para o Livro Livre, os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação a partir das 14h, no site do Theatro Treze de Maio.  

Horários de funcionamento

  • Domingo a sexta-feira: das 13h30min às 19h30min
  • Sábados: das 10h às 19h30min

AGOSTO

  • Sexta-feira (22)
    18h - Abertura oficial da 52ª Feira do Livro de Santa Maria - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Show: A Sbornia Kontr`Atracka - Theatro Treze de Maio
  • Sábado (23)
    15h - Espetáculo O Leão na Sala de Aula (Grupo Gatelupa) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Letícia Wierzchowski: A alegria da escrita - Theatro Treze de Maio
  • Domingo (24)
    15h - Espetáculo Barquinho de Papel (Grupo Alecrim Arte Música) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Painel: Vida e obra de Erico Verissimo - Theatro Treze de Maio
  • Segunda-feira (25)
    14h30min - Espetáculo: Suzinho e sua banda de um homem só (Núcleo Repercussão Produções Artísticas) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Nelson Motta - Theatro Treze de Maio
  • Terça-feira (26)
    14h30min - Espetáculo Memórias de Céu e Terra (Atreva-se Companhia de Teatro) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - É manso mas morde: a música de Nico Nicolaiewsky, com Arthur de Faria - Theatro Treze de Maio
  • Quarta-feira (27)
    19h - Livro Livre - Espetáculo Bailei na Curva - Theatro Treze de Maio
  • Quinta-feira (28)
    9h - Oficina de escrita potencial com Maria Clara Carneiro - Biblioteca Henrique Bastide
    14h30min - Espetáculo Em busca da Amazônia (Grupo Contra-regras) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Espetáculo Tudo ao Seu Tempo, com Sandro Cartier - Theatro Treze de Maio
  • Sexta-feira (29)
    9h - Oficina de quadrinhos para quem não desenha, com Nielson Zeni - Biblioteca Henrique Bastide
    14h30min - Espetáculo Passageiros da Alegria (Cia Retalhos de Teatro) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Noite do Patrono - Theatro Treze de Maio
  • Sábado (30)
    15h - Espetáculo Contos de Ananse (Atreva-se Companhia de Teatro) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Jessé Souza (Sedufsm na Feira) - Theatro Treze de Maio
  • Domingo (31)
    15h - Espetáculo Jardim de Luz (Cia Teatro de Bolso) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Show: Evelíny - Mamãe I Love You - Theatro Treze de Maio

SETEMBRO

  • Segunda-feira (1º)
    14h30min - Espetáculo E Agora? (Grupo Tantãn) - Theatro Treze de Maio
    16h30min - Lançamento do programa Cidades Educadoras - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Exibição do documentário Verônica (TV OVO) - Theatro Treze de Maio
  • Terça-feira (2)
    14h30min - Espetáculo Contos de folha e flor (Teatro Por Que Não?) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Erico: Um solo de clarineta (Cia de Teatro Íntimo - RJ) - Theatro Treze de Maio
  • Quarta-feira (3)
    14h30min - Espetáculo Circo de Umbigo (Cia Umbigo de Bruxa) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Vitor Ramil - Theatro Treze de Maio
  • Quinta-feira (4)
    14h30min - Espetáculo: O Visconde de Terralba ( Teatro Por Que Não?) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Show: Mulheres em Movimento (Daiane Diniz, Gisele Guimarães, Paola Matos e Tiane Tambara) - Theatro Treze de Maio
  • Sexta-feira (5)
    14h30min - Espetáculo: Katupiry Palhashow (Cia Katupiry) - Theatro Treze de Maio
    19h - Livro Livre - Thiago Lacerda - Theatro Treze de Maio
  • Sábado (6)
    15h - Espetáculo Borogodó (TGT Produções Culturais) - Praça Saldanha Marinho
    19h - Livro Livre - Espetáculo Incidente em Antares - Theatro Treze de Maio

Quem faz 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio: Gráfica Pallotti, Splendore Culinária Artesanal, Ellas Art’Decor e APUSM. Patrocínio: CORSAN, Dickow Alimentos, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O Legado do TUI: exposição relembra trajetória de 60 anos do Teatro Universitário Independente de Santa Maria Anterior

O Legado do TUI: exposição relembra trajetória de 60 anos do Teatro Universitário Independente de Santa Maria

TikTok lança concurso literário para descobrir autores independentes na comunidade BookTok Próximo

TikTok lança concurso literário para descobrir autores independentes na comunidade BookTok

Cultura