Do viral ao conceitual: rapper santa-mariense TeLima lançará a mixtape “Dono da Wave” nesta sexta-feira

Do viral ao conceitual: rapper santa-mariense TeLima lançará a mixtape “Dono da Wave” nesta sexta-feira

Fotos: Divulgação

A espera acabou. Nesta sexta-feira (23), chega às principais plataformas digitais a mixtape “Dono da Wave”, o novo trabalho do rapper santa-mariense TeLima (acima). Fruto de um processo de amadurecimento artístico e de um recente “boom” nas redes sociais, a coletânea apresenta cinco faixas, cada uma explorando um subgênero diferente, mesclando referências de trap, punk rock e hip hop. Faça o pré-save aqui.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp​ 

Ao Diário, TeLima, que assina composição e direção musical do projeto, contou que a mixtape nasceu da necessidade de solidificar um momento crucial em sua carreira. O impulso decisivo veio após sua participação no “Podpah”, um dos maiores podcasts do país.

A mixtape surgiu com a ideia de trazer um conceito, uma temática que conversasse com o público e trouxesse identificação para as pessoas que me seguem. Após ter viralizado uma prévia no Podcast Podpah, ganhei mais de 180 mil seguidores e 20 milhões de visualizações. Esses números são grandes para o trap. E com eles, veio a ideia de fazer uma mixtape de estreia e a tour de lançamento – conta o rapper.

Para dar vida à sonoridade complexa de “Dono da Wave”, TeLima reuniu um time de peso, mesclando talentos locais e nomes consagrados da cena nacional. O DJ e beatmaker santa-mariense Wander, parceiro de longa data, assina a produção de três faixas. Gabriel Saffi (do Estudio 9house1 de São Paulo), conhecido por trabalhos com artistas como Emicida, ficou responsável pela produção de duas músicas, além de toda a mixagem e masterização da mixtape. Completam o time os DJs Leodokick e Felipe Rosa, que trazem no currículo produções para L7nnon, Mc Cabelinho e Mc Poze do Rodo. A importância desses profissionais foi tamanha que se tornou parte central do conceito visual da obra.

Eu quis trazer uma narrativa que envolvesse os produtores, visto que não são tão valorizados como deviam na cena. Então, coloquei eles na capa e na história por trás da mixtape – afirma.

O Conceito

“Dono da Wave” não é apenas um compilado de canções, mas uma obra conceitual. O título faz referência ao ato de manipular ondas sonoras, e o trabalho é guiado pela frase-tema: “Não venda sua alma“. Segundo o artista, as letras abordam problemas e situações cotidianas, refletindo sobre a dualidade entre o sucesso e suas dificuldades. Para amarrar essas ideias, TeLima criou um universo ficcional.

Esse trabalho conta a história de um grupo chamado “O Clube”, que encontrou uma forma de emitir determinadas frequências através da música. O objetivo era transmitir uma mensagem que só pudesse ser sentida através do som. Às vezes, nem pela letra ou pela melodia, mas pela frequência, nas caixas, TVs ou fones de ouvido. Tudo o que poderia ser manuseado pelos nós 5 – explica TeLima.

Após o lançamento, o foco do artista será a tour pelo país.

Minha expectativa é a estreia. Tem muita gente esperando por esses lançamentos e eu também. Então, espero que gostem, de verdade. Estamos fechando a agenda de shows e devo começar a tour de lançamento em dupla com DJ Wander em 2026. Estou ansioso por isso também – disse o santa-mariense. 

Carreira

TeLima iniciou a trajetória no cenário musical de Santa Maria em 2018, integrando o quarteto Blvck Mob.Em maio de 2020, lançou o single “Wave”, registro que lhe rendeu o apelido de “Wave Boy” e começou a atrair fãs pelo Brasil. O talento do santa-mariense já foi reconhecido por grandes nomes da cena do trap nacional, como Matuê, Filipe Ret e Raffa Moreira.

Em abril de 2024, lançou o clipe de “Tayrona” e o vídeo reflexivo “Saindo do Loop”, no qual afirma “estar vivendo um sonho” – sonho que ganha um novo e importante capítulo nesta sexta-feira. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artistas podem se inscrever para expor obras na Câmara de Vereadores de Santa Maria Anterior

Artistas podem se inscrever para expor obras na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Oscar 2026: “O Agente Secreto” é indicado a quatro categorias e iguala recorde brasileiro de Próximo

Oscar 2026: “O Agente Secreto” é indicado a quatro categorias e iguala recorde brasileiro de "Cidade de Deus"

Cultura