Festival da Uva e das Águas celebra 20 anos da vindima na Quarta Colônia em Silveira Martins

Festival da Uva e das Águas celebra 20 anos da vindima na Quarta Colônia em Silveira Martins

Foto: Isadora Bortolotto (Diário)

Silveira Martins se prepara para viver mais uma edição do Festival da Uva e das Águas, que ocorre desta sexta-feira (16) até o domingo (18), celebrando a cultura, a tradição e o início da colheita da uva nos vales de Val Feltrina e Val de Buia. O evento marca os 20 anos da Vindima na Quarta Colônia e reforça a identidade italiana da região.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O diretor de comunicação do evento, Daniel Vedoin, participou do programa Bom dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5), e destacou a importância histórica do festival, que surgiu nos anos 1970 e passou a acontecer anualmente a partir dos anos 2000. Segundo ele, a vindima é um momento simbólico para os produtores e movimenta toda a economia local.

— É uma festa muito antiga, que valoriza o trabalho das famílias e das regiões tradicionais da plantação e colheita da uva — ressaltou Vedoin.


Valorização dos produtores e das vinícolas

O Festival da Uva e das Águas envolve diretamente os vales de Val Feltrina e Val de Buia, reconhecidos pela tradição no cultivo da uva. As três grandes vinícolas da região, Vinhos Cantina Sala, Suco Val Feltrina e Uvas Vicentini, são parceiras na realização da festa.

Além da produção vitivinícola, o festival fortalece o turismo rural, aproximando visitantes da comunidade local e mantendo viva a história que une gerações.


Abertura com pôr do sol e filó 

A abertura oficial acontece na sexta-feira (16), com o tradicional Tramonto no Vale, um convite para apreciar o pôr do sol nos vales de Val Feltrina e Val de Buia, incluindo o Monumento ao Imigrante. Vedoin descreveu o momento como um “pôr do sol douradinho”, que já se tornou marca registrada do evento.

À noite, a programação segue com a missa de agradecimento à vindima, às 19h, e o filó , às 20h, no salão comunitário da SAREC Val Feltrina. O filó é uma tradicional festa italiana em que cada participante leva um prato ou bebida para compartilhar, e desta vez, será acompanhado com música e cantoria do grupo Fisaorchestra Vêneta e do Coro Nonno Modesto.


Roteiros, gastronomia e esportes

Um dos destaques do festival é o Roteiro da Uva e das Águas, que ocorre no sábado (17) e domingo (18), das 8h às 18h. São mais de 30 pontos de visitação, entre propriedades rurais, vinícolas, casas históricas, monumentos e pontos de comércio. O roteiro inclui ainda o Balneário Portal do Roio, que foi reaberto recentemente e reforça o caráter “das águas” do festival.

A programação também conta com almoços típicos, jantares-baile, torneios de bocha, vôlei de areia, pênaltis e experiências guiadas pelos vales, como o Passeio Arturismo e Aventura.


Mascote Graspeta convida o público

A mascote oficial do evento, Graspeta, também esteve presente no Bom Dia, Cidade! e afirmou que estará circulando pelos espaços do festival e interagindo com o público.

— Compareçam ao evento, vale muito a pena. É uma experiência cultural muito enriquecedora. Venham que estarei lá — convida a mascote.

Vedoin também aproveitou para convidar os visitantes a estenderem o passeio pela cidade:

— Fica o convite para se estender até Silveira Martins, conhecer a nossa torre e os nossos atrativos turísticos.

Mais informações sobre o Festival da Uva e das Águas 2026 podem ser conferidas no site da Prefeitura de Silveira Martins e no Instagram oficial do município.


Confira a programação completa


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto Autor Presente abre inscrições para selecionar 150 artistas no RS Anterior

Projeto Autor Presente abre inscrições para selecionar 150 artistas no RS

Concurso fotográfico “Olhares sobre as Missões” está com inscrições abertas Próximo

Concurso fotográfico “Olhares sobre as Missões” está com inscrições abertas

Cultura