Foto: Lucas Nunes (Divulgação)
Santa Maria recebe nesta terça (4) e quarta-feira (5) duas atividades do projeto Peitaço – Mulheres e Canções, iniciativa idealizada pela cantora Shana Müller que busca valorizar a autoria feminina na música regional gaúcha. A programação inclui uma oficina gratuita de composição musical e um espetáculo no Theatro Treze de Maio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A primeira atividade será a oficina "Da Mulher Cantada à Mulher Compositora", na terça-feira (5), às 16h, no Ateliê da Estação. Com inscrições gratuitas, a atividade será conduzida por Bianca Bergmann, com abertura de Shana Müller e Su Paz, e é voltada a artistas, estudantes e interessados em composição musical, mesmo sem experiência prévia.
Segundo a organização, a oficina aborda técnicas de escrita, criação melódica e processos criativos em grupo, além de incentivar a participação de mulheres na produção musical e em festivais nativistas.
Espetáculo reúne artistas da música gaúcha
Na quarta-feira (6), o projeto sobe ao palco do Theatro Treze de Maio durante o show de intervalo da Coxilha Piá. O espetáculo reúne canções inéditas criadas pelo coletivo do Peitaço e obras que marcaram a trajetória das mulheres na música regional.
O elenco é formado por artistas como Shana Müller, Su Paz, Loma, Analise Severo, Lizzi Barboza, Janaína Maia, Nair Teresinha, Adriana Sperandir, Patrícia Pedrozo, Paola Matos, Oristela Alves, Camila Lima, Caroline Lima, Charlise Bandeira, Mariana Freddo, Gabi Strücker, Luiza Gomes, Maria Alice, Ana Cláudia Rizzato, Gisele Guimarães, Eunice Pohlmann, Bibiana Alves, Rita Mauch, Sabri Antunes, Stella Maris, Fátima Gimenez, Ariane Wink, Bibiana Petek, Ana Lindmann, Bianca Bergmann, Fernanda Irala e Júlia Pezzi.
O projeto já passou por Porto Alegre e Cruz Alta e integra uma turnê pelo Rio Grande do Sul, com encerramento previsto em Montenegro.
Programe-se
Oficina "Da Mulher Cantada à Mulher Compositora"
- Quando: terça-feira (5), às 16h
- Onde: Ateliê da Estação (Rua Manoel Ribas, 1900, Centro)
- Inscrições: gratuitas, pela plataforma Sympla
Show "Peitaço – Mulheres e Canções"
- Quando: quarta-feira (6), durante o show de intervalo da Coxilha Piá
- Onde: Theatro Treze de Maio
- Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), à venda pela plataforma Sympla