Nathália Schneider (Arquivo Diário)
Nos últimos ajustes para a edição de 2026, o Carnaval de Jaguari entra na reta final de organização com expectativa de receber mais de 30 mil pessoas ao longo de quatro noites de festa, entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16). A projeção foi feita pelo prefeito Igor Tambara (MDB) em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5), ao detalhar o planejamento, as mudanças no formato do evento e o esquema de segurança.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o prefeito, o município vive um momento de consolidação do Carnaval como um dos maiores eventos do interior do Estado, resultado de um trabalho conjunto entre poder público, iniciativa privada e forças de segurança.
– Estamos nos últimos preparativos e com a certeza de que serão quatro noites de muita festa, alegria e diversão. Jaguari aposta, cada vez mais, em grandes eventos para atrair turistas para a nossa terra das belezas naturais – afirmou.
Mudanças no ingresso e acesso gratuito em dois dias
Entre as principais alterações deste ano, está o novo modelo de cobrança de ingressos. Conforme o prefeito, a decisão foi tomada após ouvir demandas da comunidade.
– O ingresso era cobrado nas quatro noites. Neste ano, vamos cobrar R$ 20 apenas no sábado e na segunda-feira, sendo que sexta-feira e domingo terão entrada gratuita – explicou Tambara.
O chefe do Executivo destacou que continuam valendo as regras de segurança já adotadas em outras edições, como a proibição da entrada de garrafas de vidro na avenida. Bebidas em latas ou recipientes plásticos estão liberadas.
Segurança envolve forças estaduais e federais
A estrutura da festa contará com segurança privada, além do apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuarão tanto dentro quanto no entorno do evento.
– Todas as pessoas que entram na avenida passam por revista. Um evento dessa magnitude exige envolvimento do poder público, do setor privado, das forças de segurança e também das equipes da saúde – ressaltou.
Tambara reforçou que Jaguari mantém a característica de Carnaval familiar, organizado e seguro, e fez um apelo especial para quem pretende ir e voltar no mesmo dia.
– Pedimos consciência. Quem for dirigir, que não consuma álcool. E incentivamos o uso de excursões, que permitem aproveitar a festa e retornar com segurança – afirmou.
Decoração da cidade e programação diurna
O prefeito também destacou o trabalho da Secretaria de Turismo e Cultura na ambientação da cidade, com decoração desde os acessos ao município, passando pelo Calçadão, onde ocorre o Carnaval de som automotivo durante a tarde, até a Avenida Severiano de Almeida, palco das atrações noturnas.
Além disso, o Carnaval Infantil, realizado no Clube União, ocorre em dois dias e integra a programação voltada às famílias.
– É um trabalho incansável de muitas pessoas para que tudo esteja pronto. O Carnaval só acontece porque há um grande grupo somando esforços – disse.
Hospedagem e excursões
Para receber os visitantes, Jaguari conta com hotéis, pousadas, áreas de camping e também com o fluxo de excursões vindas de diversas regiões, especialmente da região central do Estado, Quarta Colônia e Fronteira Oeste.
– Temos orgulho do nosso Carnaval. Ele tem história, tem pessoas que se dedicaram muito para que se tornasse esse sucesso. E seguimos com a humildade de avaliar cada edição para melhorar no próximo ano – concluiu o prefeito.
Mais informações sobre o Carnaval de Jaguari podem ser conferidas no site da prefeitura municipal.
Confira a entrevista completa