Prefeito projeta público de mais de 30 mil pessoas e reforça segurança para o Carnaval de Jaguari

Prefeito projeta público de mais de 30 mil pessoas e reforça segurança para o Carnaval de Jaguari

Nathália Schneider (Arquivo Diário)

Nos últimos ajustes para a edição de 2026, o Carnaval de Jaguari entra na reta final de organização com expectativa de receber mais de 30 mil pessoas ao longo de quatro noites de festa, entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16). A projeção foi feita pelo prefeito Igor Tambara (MDB) em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5), ao detalhar o planejamento, as mudanças no formato do evento e o esquema de segurança.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo o prefeito, o município vive um momento de consolidação do Carnaval como um dos maiores eventos do interior do Estado, resultado de um trabalho conjunto entre poder público, iniciativa privada e forças de segurança.

– Estamos nos últimos preparativos e com a certeza de que serão quatro noites de muita festa, alegria e diversão. Jaguari aposta, cada vez mais, em grandes eventos para atrair turistas para a nossa terra das belezas naturais – afirmou.


Mudanças no ingresso e acesso gratuito em dois dias

Entre as principais alterações deste ano, está o novo modelo de cobrança de ingressos. Conforme o prefeito, a decisão foi tomada após ouvir demandas da comunidade.

– O ingresso era cobrado nas quatro noites. Neste ano, vamos cobrar R$ 20 apenas no sábado e na segunda-feira, sendo que sexta-feira e domingo terão entrada gratuita – explicou Tambara.

O chefe do Executivo destacou que continuam valendo as regras de segurança já adotadas em outras edições, como a proibição da entrada de garrafas de vidro na avenida. Bebidas em latas ou recipientes plásticos estão liberadas.


Segurança envolve forças estaduais e federais

A estrutura da festa contará com segurança privada, além do apoio da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuarão tanto dentro quanto no entorno do evento.

Todas as pessoas que entram na avenida passam por revista. Um evento dessa magnitude exige envolvimento do poder público, do setor privado, das forças de segurança e também das equipes da saúde – ressaltou.

Tambara reforçou que Jaguari mantém a característica de Carnaval familiar, organizado e seguro, e fez um apelo especial para quem pretende ir e voltar no mesmo dia.

– Pedimos consciência. Quem for dirigir, que não consuma álcool. E incentivamos o uso de excursões, que permitem aproveitar a festa e retornar com segurança – afirmou.


Decoração da cidade e programação diurna

O prefeito também destacou o trabalho da Secretaria de Turismo e Cultura na ambientação da cidade, com decoração desde os acessos ao município, passando pelo Calçadão, onde ocorre o Carnaval de som automotivo durante a tarde, até a Avenida Severiano de Almeida, palco das atrações noturnas.


Além disso, o Carnaval Infantil, realizado no Clube União, ocorre em dois dias e integra a programação voltada às famílias.

– É um trabalho incansável de muitas pessoas para que tudo esteja pronto. O Carnaval só acontece porque há um grande grupo somando esforços – disse.


Hospedagem e excursões

Para receber os visitantes, Jaguari conta com hotéis, pousadas, áreas de camping e também com o fluxo de excursões vindas de diversas regiões, especialmente da região central do Estado, Quarta Colônia e Fronteira Oeste.

– Temos orgulho do nosso Carnaval. Ele tem história, tem pessoas que se dedicaram muito para que se tornasse esse sucesso. E seguimos com a humildade de avaliar cada edição para melhorar no próximo ano – concluiu o prefeito.

Mais informações sobre o Carnaval de Jaguari podem ser conferidas no site da prefeitura municipal.


Confira a entrevista completa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito projeta público de mais de 30 mil pessoas e reforça segurança para o Carnaval de Jaguari Anterior

Prefeito projeta público de mais de 30 mil pessoas e reforça segurança para o Carnaval de Jaguari

Tradição que começa cedo: o Carnaval infantil nos clubes de Santa Maria Próximo

Tradição que começa cedo: o Carnaval infantil nos clubes de Santa Maria

Cultura