Primeira noite da Calourada 2026 reúne 5,5 mil pessoas; programação segue nesta terça com “Summer Hits”

* Com informações da prefeitura de Santa Maria

Primeira noite da Calourada 2026 reúne 5,5 mil pessoas; programação segue nesta terça com “Summer Hits”

Foto: Samuel Marques/PMSM (Divulgação)

A tradicional Calourada que marca o início do semestre letivo em Santa Maria começou na noite de segunda-feira (2), na Gare, e reuniu cerca de 5.549 pessoas, conforme estimativa da Prefeitura. O evento é promovido pelo Executivo municipal em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Considerada uma das maiores festas universitárias do Interior do Estado, a Calourada 2026/1 abriu a programação com a chamada Noite Atleticana. Subiram ao palco as atrações Freizi, Milbeatz, DJ Guimarães e Dudu.

Segundo a organização, durante a primeira noite foram registradas sete ocorrências de atendimento pela equipe médica, sendo que uma pessoa precisou ser encaminhada à UPA 24 Horas. Quatro celulares foram encontrados e devolvidos aos proprietários. A Guarda Municipal também localizou um canivete com um jovem de 22 anos, sendo registrado um Termo Circunstanciado.


Programação desta terça-feira (3)

A segunda noite, nesta terça-feira (3), tem como tema “Summer Hits”, com repertório voltado a músicas de verão e sucessos do funk e pop dos anos anteriores.

A programação prevê:

  • Local: Gare
  • Horário: das 19h às 23h (abertura dos portões às 18h e acesso permitido até as 23h)
  • Até meia-noite: música e funcionamento da copa
  • Entrada gratuita, mediante apresentação de documento com foto (impresso ou digital) e comprovante de matrícula no Ensino Superior, preferencialmente em formato digital

Atrações

  • Octave – 19h às 20h30min
  • Wink – 20h30min às 21h30min
  • Caurio – 21h30min às 22h30min
  • ABN – 22h30min às 23h30min

Regras e serviços

A participação é permitida apenas para pessoas com 16 anos ou mais. Somente maiores de 18 anos podem ingressar com bebidas alcoólicas, que devem estar acondicionadas em isopor, cooler ou recipientes similares. É proibida a venda e fornecimento de bebidas alcoólicas para menores.

Não são permitidas garrafas de vidro, guarda-chuvas, itens ilícitos, armas ou objetos sólidos e cortantes que possam representar risco.

A estrutura conta com praça de alimentação, 28 banheiros químicos (masculinos, femininos e PCD), ambulância e equipe da Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, que distribui preservativos, gel lubrificante, autotestes e materiais informativos, das 19h às 22h.


Segurança

Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil atuam de forma integrada na Gare e imediações. A entrada do evento conta com revista e detector de metais. O monitoramento é feito por câmeras de vigilância, drones, bodycams e painel eletrônico para contagem de público.


Trânsito e transporte coletivo

Nos dias 2 e 3 de março, a área de embarque e desembarque de passageiros fica na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Centro–Bairro. O trecho estará sinalizado e com monitoramento de agentes de trânsito.

Entre 17h e o fim do evento:

  • Não é permitido acesso de veículos à Gare pela Avenida Rio Branco
  • A Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Dr. Wauthier, fica bloqueada, com acesso apenas a moradores
  • O ponto de táxi funciona na Avenida Rio Branco, entre Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Bairro–Centro

Haverá reforço no transporte coletivo nos dois dias, com ônibus a cada 30 minutos, das 18h às 22h, e retorno a partir das 22h30min.

Linha UFSM – Gare

  • Saída do terminal da UFSM, em Camobi
  • Paradas apenas no Husm e no último ponto antes da rotatória da Avenida Roraima com a RSC-287
  • Trajeto direto até a Gare pela Faixa Nova
  • Viagens podem ser antecipadas em caso de lotação

Entre 20h e 23h, um ônibus fará o trajeto Gare – UFSM – Gare de hora em hora.

Linha Gare – UFSM

  • Saídas a partir das 22h30min até o término do evento
  • Ponto inicial na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas
  • Itinerário: Rio Branco, Acampamento, Medianeira, Dores, Faixa Velha e Avenida Roraima
  • Partidas também podem ser antecipadas conforme a lotação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coletivo Peirô promove oficina gratuita de teatro de formas animadas neste sábado em Santa Maria Anterior

Coletivo Peirô promove oficina gratuita de teatro de formas animadas neste sábado em Santa Maria

📚Últimos dias de Feira do Livro: Confira a programação desta quinta-feira na Praça Saldanha Marinho Próximo

📚Últimos dias de Feira do Livro: Confira a programação desta quinta-feira na Praça Saldanha Marinho

Cultura