"Estamos trabalhando para lançar, em seguida, a programação de Natal", confirma secretária da Cultura de Santa Maria

Foto: Mirella Joels (Arquivo/Diário)

A Secretaria de Cultura de Santa Maria prepara uma série de eventos que prometem movimentar a cidade nas próximas semanas.  Entre as atrações estão o Festival do Xis, a 32ª Tertúlia Musical Nativista e a programação de Natal, que prevê desfiles e apresentações artísticas. Em entrevista à rádio CDN (93.5) na manhã desta quinta-feira, a responsável pela pasta, Rose Carneiro, falou sobre a tríade de eventos que finalizarão o ano para os santa-marienses. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A secretária confirmou mais uma edição das festividades de Natal no municipio, mas não detalhou os dias, locais, estruturas e atividades.  

 

– A gente sempre trata o Natal com muita responsabilidade, e vem construindo um Natal que seja a cara da cidade para que contemple os artistas e o público. Prova disso são os desfiles que unem mais de 300 artistas. É uma programação democrática que acontece na rua, encanta todo mundo por onde passa. Estamos trabalhando para, em seguida, lançar uma programação de Natal para a cidade – apresenta Rose. 


Natal em 2024 

No ano anterior, o Viva o Natal 2024 ocorreu de 29 de novembro a 23 de dezembro. A Praça Saldanha Marinho recebeu uma árvore de 14 metros de altura e aproximadamente 20 mil luzes. Houve desfiles natalinos em diferentes regiões. Bairros e distritos receberam o tour de Natal. O trenzinho na Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento e Gare era atração. Shows e apresentação integraram o momento. 


Outros eventos 

Criado em 2023, o Festival do Xis chega à sua 3ª edição na próxima semana, desta vez com uma novidade: o evento será realizado na Gare da Viação Férrea. O local foi escolhido para valorizar o espaço revitalizado e aproximar o público da estação e da locomotiva histórica. 


Além das operações gastronômicas, Rose destaca a programação cultural variada entre os dias 14 e 16 deste mês, incluindo shows de Arthurzinho, Roxane e da banda Padre Chico, além de espaços com mesas e cadeiras para o público saborear os lanches no local. Também haverá um mercado criativo, reunindo empreendedoras locais e produtos inspirados na iconografia santa-mariense, e uma exposição de ferromodelismo, que promete atrair fãs dos trenzinhos e do patrimônio ferroviário da cidade. Leia mais sobre evento aqui. 


Evento seguinte

Logo após o festival, a cidade se prepara para receber a 32ª Tertúlia Musical Nativista, marcada para os dias 28, 29 e 30 de novembro, na Praça Saldanha Marinho. O evento contará com apresentações de artistas consagrados, como Cristiano Quevedo, Márcio Correia, César Oliveira e Rogério Melo, além das músicas concorrentes selecionadas na triagem, que tradicionalmente encantam o público com novas composições.


Nesta edição, o festival recebeu 361 inscrições, sendo 269 na fase geral e 92 na fase local, um aumento significativo em relação à 31º edição. As obras valorizam ritmos tradicionais como o chamamé  e a milonga, reafirmando o compromisso do festival com a cultura regional. Mais uma vez, o expressivo número de participantes reforça o prestígio e o alcance da Tertúlia no cenário cultural nativista com canções.  A missão de selecionar as 22 obras que participarão da fase presencial está sob responsabilidade da comissão técnica. O trabalho envolverá a análise das obras e leva em consideração a qualidade do conteúdo musical e das letras.



Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filme santa-mariense estreia em sala de cinema na próxima semana Anterior

Filme santa-mariense estreia em sala de cinema na próxima semana

Viva o Campus deste domingo terá programação alusiva à COP 30 Próximo

Viva o Campus deste domingo terá programação alusiva à COP 30

Cultura