Santa Maria marca presença inédita no Festival de Gramado com documentário sobre meninas da periferia

Santa Maria marca presença inédita no Festival de Gramado com documentário sobre meninas da periferia

Foto: João Vilnei (PMSM)

O documentário Quando a Gente Menina Cresce, produzido pela TV Ovo em Santa Maria, terá sua primeira exibição no 53º Festival de Cinema de Gramado nesta terça-feira (19). Dirigido por Neli Mombelli e roteirizado coletivamente, o longa de 71 minutos marca um feito inédito: é o primeiro filme longa-metragem da cidade a competir na mostra de longas gaúchos, uma das categorias mais disputadas do festival, considerado um dos maiores do Brasil.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O filme foi construído ao longo de 2023, quando a equipe acompanhou durante todo o ano letivo seis estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes, no Bairro Renascença. Entre oficinas, dinâmicas e atividades escolares, o grupo registrou o processo de crescimento de Alana, Ana Julia, Emilly, Isadora, Taiane e Thaila, com foco no marco da primeira menstruação. O documentário também aborda a pobreza menstrual, os tabus que ainda persistem sobre o tema e o impacto dessas questões na vida de meninas em idade escolar.


Segundo a roteirista Marilice Daronco, a força da narrativa está no olhar das próprias estudantes. 


– A gente trabalhou um ano inteiro com as meninas da Escola Sérgio Lopes, e o filme mostra não só a primeira menstruação, mas todo o processo de adolescer delas. Em 2025 ainda falamos em tabus sobre a menstruação, e dar voz a essas jovens é uma forma de enfrentá-los – afirma. 


Marilice destaca ainda o caráter coletivo da produção: 


– É o primeiro longa da TV Ovo, justamente no ano em que o grupo completa 30 anos. É um filme com protagonismo feminino em todas as funções, fruto de um trabalho aberto ao diálogo e ao olhar de cada integrante da equipe.


A estreia do longe foi acompanhada pelas estudantes retratadas, familiares, professores e membros da comunidade escolar, que viajaram de Santa Maria a Gramado. Para a cidade, a presença no evento é um marco cultural, já que amplia a visibilidade do audiovisual produzido localmente


– Esse longa traz Santa Maria para um dos palcos mais importantes do cinema brasileiro. É uma conquista coletiva que valoriza nossa cultura e nossa capacidade de contar histórias universais a partir da realidade local – acrescenta a roteirista.


Além da exibição, o longa participa da votação do júri popular do Festival. Interessados podem votar por meio deste link. A votação estará disponível até às 20h desta terça.


Festival de Cinema de Gramado

Criado em 1973, o Festival de Cinema de Gramado é referência nacional e latino-americana, sendo responsável por revelar e premiar algumas das principais produções brasileiras. A Mostra Gaúcha, na qual concorre Quando a Gente Menina Cresce, reconhece e fortalece o cinema produzido no Estado, projetando novos diretores e produtoras independentes.


Além da competição, a participação em Gramado representa para Santa Maria um reconhecimento da potência cultural da cidade e da trajetória da TV Ovo, que há três décadas investe em comunicação comunitária e formação audiovisual.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festival Afro-Cultural Aralayo ocorre neste final de semana em Caçapava do Sul Anterior

Festival Afro-Cultural Aralayo ocorre neste final de semana em Caçapava do Sul

Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre Próximo

Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

Cultura