Com campanha invicta, Palmeiras supera Inter e conquista quarto título da Copa Santiago

Com campanha invicta, Palmeiras supera Inter e conquista quarto título da Copa Santiago

Foto: Klisman Melo

O Palmeiras é o campeão da Copa Santiago de 2026. Na noite de sábado (17), no Estádio José Francisco Gorski, em Santiago, o Verdão venceu o Inter por 2 a 1 na final e levantou o troféu da tradicional competição de base. Com a vitória, o clube paulista encerrou a campanha com 100% de aproveitamento, sete vitórias em sete jogos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os gols do título foram marcados por Lucas Gaúcho e Vinicius, ainda no primeiro tempo e na etapa final, respectivamente. O Inter chegou ao empate momentâneo com Renato Hyan, mas não conseguiu evitar o quarto título palmeirense no torneio, que já havia sido conquistado em 2018, 2020 e 2025.

Ao longo da competição, o Palmeiras teve números expressivos. Foram 27 gols marcados e apenas quatro sofridos em sete partidas, consolidando também a melhor defesa do campeonato. O artilheiro da equipe foi Murilo Felpa, com seis gols.


Final equilibrada

A decisão foi marcada pelo equilíbrio e pela postura ofensiva das duas equipes. O Inter começou melhor, criando as primeiras chances da partida, com destaque para uma finalização perigosa de Fabrício Prado. Apesar da pressão colorada, o Palmeiras foi mais eficiente e abriu o placar nos últimos lances do primeiro tempo, com Lucas Gaúcho.

Na volta do intervalo, o Inter manteve a intensidade e foi recompensado aos 15 minutos. Kerlon foi ao fundo pela direita e cruzou para trás; Renato Hyan fez bela jogada individual, deixou o marcador no chão e finalizou colocado, no alto, para empatar.

O Colorado seguiu pressionando e teve nova oportunidade clara com Paulo Ricardo, que finalizou por cima. No entanto, em um chute de fora da área de Vinicius, o Palmeiras voltou a ficar em vantagem e administrou o resultado até o apito final, mesmo sob pressão nos minutos finais. Kerlon e Renato Hyan ainda levaram perigo, mas o empate não veio.


Destaques individuais

O atleta revelação do campeonato veio do único representante da região na competição: o lateral-direitoGaúcho, do Cruzeiro de Santiago. Ele marcou o gol da vitória contra o Juventude, na primeira rodada, além de anotar outro contra o Zorrilla, do Uruguai. A equipe de Santiago foi até as semifinais da competição, sendo eliminada pelo campeão Palmeiras. 

Apesar do vice-campeonato, o Inter terminou a Copa Santiago com reconhecimentos importantes. Fabrício do Prado foi eleito o melhor jogador da competição e também ficou com a artilharia, ao marcar sete gols. O técnico colorado Felipe Mattos recebeu o prêmio de melhor treinador do torneio. Um dos pontos ressaltados pelo clube foi o contexto da campanha. O Inter disputou a competição com uma equipe majoritariamente formada por atletas Sub-16, enfrentando adversários mais velhos em um torneio Sub-17. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira Anterior

Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira

Deputado chama Inter-SM de “time amador” e clube reage com nota de repúdio Próximo

Deputado chama Inter-SM de “time amador” e clube reage com nota de repúdio

Esportes