Foto: Samuel Marques/PMSM
Lançamento foi oficializado pelo secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro

A procura pela 3ª Maratona de Santa Maria começou intensa. Em apenas dez minutos após a abertura das inscrições, na manhã desta terça-feira (18), mais de 250 atletas já haviam garantido participação no evento, que será realizado no dia 19 de outubro. O lançamento oficial da corrida foi realizado no Mercado da Vila Belga, nesta terça, com a presença de autoridades, imprensa e assessorias esportivas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A prova terá percursos de 42 km (maratona), 21 km (meia maratona), 10 km e 5 km, com categorias abertas para todas as idades, além de modalidades inclusivas destinadas a cadeirantes e pessoas com deficiência. A largada será na Rua Pinto Bandeira, às 6h para a maratona e a meia maratona, e às 6h50min para as provas de 5 km e 10 km.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, a manutenção do trajeto é um dos diferenciais da competição.
– Independente da distância, nós vamos manter o mesmo percurso. Esse trajeto é homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo e também pela Federação Internacional (World Athletics). Isso faz com que a maratona se torne um evento internacional, válido para índices em provas como Chicago, Boston e Nova Iorque – afirmou.
Gilvan destacou que o percurso, ajustado na segunda edição após conversas com a comunidade e atletas, atingiu o formato ideal.
– Encontramos o trajeto perfeito, dentro da conjuntura da cidade. Será o mesmo para as quatro distâncias – completou.
Alcance internacional
A competição já é considerada consolidada, atraindo corredores de elite e estrangeiros. Na edição de 2024, o queniano Jackson Ruri Mayua, que venceu a prova masculina, foi um dos exemplos do alcance internacional. O evento também já contou com a presença de nomes conhecidos da corrida de rua, como o maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e Adriana Aparecida da Silva, recordista brasileira da maratona e também atleta olímpica.
– É algo já consolidado. Tivemos atletas estrangeiros e isso traz ainda mais prestígio. Claro que sempre torcemos pelos corredores daqui, como o Gabriel Pozo, vencedor da primeira edição, mas é importante também receber atletas de fora e mostrar Santa Maria ao mundo – disse o secretário.
As inscrições estão abertas no site oficial e seguem em lotes. O primeiro, com valores entre R$ 100 e R$ 115, vai até 5 de setembro ou até o limite de mil atletas. Todos os inscritos receberão kit com número de peito, chip de cronometragem, camiseta oficial, brindes e medalha de participação.
A entrega dos kits será feita no Shopping Royal Plaza, nos dias 15, 16 e 17 de outubro, das 12h às 20h, e no dia 18, das 10h às 17h. Além de medalhas, os mais bem colocados receberão troféus, e as provas de 42 km e 21 km terão premiação em dinheiro.
Evento que orgulha Santa Maria
Em sua fala, Gilvan Ribeiro agradeceu o apoio de parceiros, mesmo em um ano considerado "desafiador" por ele, em virtude das questões financeiras da prefeitura.
– Será um grande evento, sem dúvida alguma. Tivemos um ano desafiador, mas conseguimos garantir a realização da maratona com muito apoio da comunidade e da gestão municipal – concluiu Gilvan Ribeiro.
O prefeito Rodrigo Decimo também citou o momento delicado nas contas públicas do município, mas ressaltou a importância do evento:
– É um evento complexo e é de conhecimento de todos que a prefeitura passa por dificuldades financeiras. Mas com criatividade, inovação e determinação conseguimos fazer a nossa maratona, que é motivo de muito orgulho. Além da movimentação econômica, eu percebo que quando nós temos um evento da grandiosidade da Maratona, o que movimenta mais ainda é a nossa autoestima. Um evento como esse nos faz ter orgulho de Santa Maria – disse o prefeito.
