Inter de Santa Maria: entenda a origem do nome, o motivo de semelhanças com o clube da Capital e o esforço da torcida para romper comparações

Inter de Santa Maria: entenda a origem do nome, o motivo de semelhanças com o clube da Capital e o esforço da torcida para romper comparações

Foto: Thais Immig (Diário)

Ao longo dos anos, muitas foram as tentativas de desvincular o clube do Inter de Porto Alegre e fortalecer a identidade do time santa-mariense

O nome é Internacional, as cores remetem ao vermelho e branco e o escudo carrega traços familiares. Às vésperas do confronto pelo Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio, a curiosidade parece ser ainda maior: afinal, o Inter de Santa Maria nasceu inspirado no Internacional de Porto Alegre ou tudo não passa de uma grande coincidência histórica? A resposta não é tão simples e começa bem longe da Capital, ainda na criação do clube, há quase 98 anos. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em 1928, o futebol santa-mariense vivia sob a hegemonia do Riograndense Futebol Clube, ligado à comunidade ferroviária. Foi justamente para enfrentar essa potência local que nasceu Internacional de Santa Maria. A inspiração para o nome, na época, foi o time porto-alegrense que, um ano antes, conquistava o Campeonato Gaúcho.

– A história começou com três guris que se juntavam para bater uma bola. Eles tiveram a ideia de formalizar essa iniciativa criando um clube de futebol. Como o Internacional de Porto Alegre havia sido campeão gaúcho em 1927, o nome Internacional acabou sendo escolhido – explica o jornalista e escritor Cândido Otto da Luz, autor do livro Almanaque dos 80 anos do E.C. Internacional.

Autor do livro sobre os 80 anos do Inter-SM, o jornalista Cândido fala sobre a trajetória do clubeFoto: Vinicius Becker (Diário)

Os mentores foram Érico Weber, José Benevenutto Lozza (o Juca Lozza) e Olavo Castagna. O empurrão decisivo veio de Antônio Lozza, tio de Juca, que doou os primeiros uniformes – já vermelhos, mas não por acaso. Maragato convicto, ele escolheu a cor para combinar com o lenço que usava.


As cores que não eram coloradas

Curiosamente, o vermelho e branco não estavam nos planos iniciais. As primeiras cores do Inter-SM, que se tem registro, eram amarelo, vermelho e preto, inspiradas na bandeira da Alemanha – ainda que não se tenha certeza sobre o motivo da escolha. Com o avanço da Segunda Guerra Mundial, a associação às cores alemãs perdeu espaço, e o clube passou a adotar definitivamente o vermelho e branco. 


A Baixada Melancólica e a camisa igual

A construção do Estádio Presidente Vargas, em 1947, marcou um divisor de águas para o clube. Erguido ao lado do Cemitério Municipal, o estádio ganhou o apelido de Baixada Melancólica. Foi nessa época que a semelhança entre os dois Internacionais se intensificou. Durante alguns anos, a camisa do Inter de Santa Maria chegou a ser praticamente idêntica à do clube de Porto Alegre.

– Uma coisa curiosa é que durante os anos 30, 40 e até 50, o Internacional de Santa Maria usava na camisa o distintivo do Internacional de Porto Alegre. Sport Club e o “I”. Mais tarde, o distintivo mudou um pouco, passou a ser Esporte Clube Internacional – relembra o jornalista. 

Registros das primeiras formações do Inter-SM mostram a semelhante com o escudo do Inter de Porto Alegre


💡 Curiosidade histórica

O primeiro confronto entre os Internacionais foi em 1942, pelo estadual. No Estádio da Timbaúva, em Porto Alegre, o Inter de Santa Maria saiu derrotado pelo placar largo de 8 a 1. Os gols colorados foram marcados por Carlitos (2x), Russinho (2x), Vilalba (2), Tesourinha e Abigaill. Tumbia marcou para o time de Santa Maria.


Tentativas de ruptura e retorno às origens

Nos anos 2000, o Inter de Santa Maria tentou um rompimento mais radical. Em 2002, mudou o nome para Santa Maria Esporte Clube e adotou as cores cinza e amarelo. A experiência, porém, não deu certo e durou pouco. Em 2003, o clube voltou às raízes, retomando o nome, o escudo e o vermelho e branco.

Para o torcedor e ex-diretor de marketing do Inter-SM Márcio Caetano, a mudança foi drástica demais.

– Foi um movimento muito radical. No fim, perdeu identidade. O nome é identidade. A hora que mudar o nome, o Inter Santa Maria fecha as portas e começa outra história – avalia.

Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)


A identidade construída “pelas beiradas”

Diretor de marketing do clube entre 2011 e 2015 e depois de 2018 a 2022, Márcio Caetano foi uma das figuras que participou do movimento de fortalecimento da identidade própria do Inter-SM. Entre as ações, estão o abandono de termos como “colorado” e “coloradinho”, substituídos oficialmente por “alvirrubro”, além do redesenho do escudo em 2019 – iniciativas que partiram, também, da nova geração de torcedores que prezam pela identidade do clube. Nos últimos anos, as camisas passaram por ajustes sutis, como a manutenção das duas listras e a adoção de um vermelho mais escuro do que o usado pelo Inter de Porto Alegre.

– Ele continua parecido, mas não é mais tão parecido. Está mais magro (o escudo), e agora sempre aparece "Inter-SM" escrito embaixo. Pode parecer detalhe, mas identidade se constrói assim, aos poucos – resume Márcio.

Escudo atual


Uma inspiração que ficou no passado

Para quem acompanha o clube há décadas, a relação entre os dois Internacionais precisa ser compreendida dentro do contexto da época. Conselheiro do Inter de Santa Maria, José Alípio Oliveira afirma que houve, sim, uma inspiração inicial no clube da Capital, mas restrita ao momento da fundação.

Segundo ele, a ligação foi se diluindo à medida que o clube se estruturou e passou a disputar competições regionais, especialmente a partir da década de 1940.

– A partir daí, o Internacional de Santa Maria perde essa afinidade inicial e começa a construir a sua própria identidade. É quando passa a ser reconhecido como Inter Santa Maria, disputando campeonatos na região Centro e contra clubes da Fronteira – ressalta.

Torcedores foram os grandes incentivadores para que ocorresse a desassociação do Inter de Porto AlegreFoto: Vitória Sarturi (Diário)

Hoje, quase um século depois, o conselheiro é categórico ao afirmar que não há qualquer vínculo com o Internacional de Porto Alegre.

– Já são 98 anos de uma história independente. O que existiu foi uma inspiração lá no começo, comum naquela época, quando muitos clubes recebiam nomes de times para os quais seus fundadores torciam – afirma.

Detalhes como a grafia do nome (Esporte Clube Internacional, com “E”), o escudo próprio e o uso do termo "alvirrubro" fazem parte desse esforço contínuo de diferenciação.

– São pequenas coisas que ajudam a marcar quem nós somos. A identidade foi sendo criada com o tempo, com novas gestões, novos torcedores e novas gerações – conclui.


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter de Santa Maria: entenda a origem do nome, o motivo de semelhanças com o clube da Capital e o esforço da torcida para romper comparações Anterior

Inter de Santa Maria: entenda a origem do nome, o motivo de semelhanças com o clube da Capital e o esforço da torcida para romper comparações

Próximo

"Era o ápice para qualquer atleta", diz ex-goleiro que estava no último jogo do Inter-SM no Beira-Rio

Esportes