Foto: Renata Medina
João Felipe fez o primeiro gol da equipe no Gauchão

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com o resultado, a equipe santa-mariense termina a primeira fase na sexta colocação do Grupo B, com cinco pontos, após uma vitória, dois empates e três derrotas.
O Inter-SM disputará o quadrangular do rebaixamento contra Avenida, Guarany e Monsoon. Serão seis rodadas, em jogos de ida e volta entre todas as equipes. As duas melhores colocadas permanecem na primeira divisão, enquanto as duas piores serão rebaixadas à Divisão de Acesso de 2027.
O próximo compromisso será novamente contra o Avenida, em Santa Maria. A definição da data depende de divulgação da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Primeiro tempo
O Inter-SM começou o jogo tentando assumir o controle, mas os primeiros minutos foram de estudo mútuo e poucas ações ofensivas. Aos poucos, empurrado pela torcida no Presidente Vargas, o time passou a ter mais presença no campo adversário até que, aos 16 minutos, veio o alívio: após tentativa de Yuri Mamute, a bola sobrou para João Felipe, que bateu cruzado e marcou o primeiro gol do Inter-SM na competição, depois de cinco rodadas de seca.
A comemoração foi além do gramado. A notícia da vitória do São Luiz sobre o Monsoon e do empate entre Novo Hamburgo e Guarany incendiou a arquibancada e, por alguns minutos, colocou o Inter-SM na quarta colocação e nas quartas de final. A esperança, porém, durou pouco. O Monsoon empatou rapidamente e, no Presidente Vargas, o jogo ficou mais travado, e as chances desapareceram dos dois lados.
No fim do primeiro tempo, os gols do Monsoon, que virou a partida contra o São Luiz, e do Novo Hamburgo esfriaram o ambiente em Santa Maria. O Inter-SM foi para o intervalo em vantagem no placar, mas com a certeza de que, naquele momento, o caminho levava ao quadrangular do rebaixamento.
Segundo tempo
No segundo tempo, Inter-SM e Avenida voltaram com postura mais agressiva, buscando o ataque desde os primeiros movimentos. Aos 7 minutos, Yuri Mamute cruzou com perigo, mas Zé Pedro cortou antes de a bola chegar em João Felipe. Apesar da intenção ofensiva dos dois lados, os primeiros 15 minutos tiveram pouca efetividade, com o Inter-SM bem compactado e sem ceder espaços.
A partida mudou de característica com a chegada da chuva, que deixou o gramado pesado e reduziu a troca de passes. O jogo passou a se concentrar em disputas físicas e bolas paradas. Aos 35 minutos, Iago Hass fez sua primeira defesa, em cabeceio do ataque do Avenida, sem maior dificuldade. Logo depois, aos 36, Jarro puxou contra-ataque e acionou Júlio Simas por cima, mas o volante foi desarmado dentro da área no momento da conclusão.
Nos minutos finais, o Avenida tentou um "abafa", levantando bolas na área, mas sem conseguir criar chance clara. Com controle defensivo e sem sofrer grandes sustos, o Inter-SM sustentou o resultado até o apito final.
Ficha técnica
Inter-SM
Iago; Mizael, Salazar, Mateus Santana e Otávio; Mossoró, Júlio Simas e Almer Salas (Marco); Wilson Júnior (Marcão), João Felipe (Vitor Junior) e Yuri Mamute (Jarro). Técnico: Bruno Coutinho
Avenida
Rodrigo Mamá, Zé Pedro, Milanez (Matheus), Matheus Santos; Yuri (Xandy), Uchoa, Anderson Recife (Luizinho depois Tucão), Emerson Jr. (Dionatan Machado), Vinicius Silva; Pionteck e Wellisson. Técnico: Gabriel Dutra
Arbitragem
Francisco Dias, auxiliado por Tiago Kappes Diel e Leirson Martins. 4º árbitro: Nicolas Kummer. VAR: Anderson Farias
6ª Rodada - Resultados
- Inter-SM 1 x 0 Avenida
- Monsoon 2 x 2 São Luiz
- Novo Hamburgo 2 x 0 Guarany
- Ypiranga 1 x 1 São José
- Grêmio 1 x 1 Juventude
- Caxias 0 x 1 Inter
Cobertura
O Diário fará a cobertura de todas as partidas do Inter-SM no Gauchão 2026. Para acompanhar tudo que acontece na antes, durante e após o jogo, basta sintonizar na Rádio CDN 93.5 FM ou no Youtube do Diário de Santa Maria.