O futebol que pulsa fora do eixo: histórias que marcaram a primeira fase da Divisão de Acesso

O futebol que pulsa fora do eixo: histórias que marcaram a primeira fase da Divisão de Acesso

Renata Medina/Inter-sm, Gabriel Haesbaert/Especial, Gabriel Girardon/Globoesporte, Arquivo Pessoal


105 Jogos, 183 gols, calor, frio, chuva, gramado embarrado… a primeira fase da Divisão de Acesso teve o seu fim neste domingo (27). A competição, que teve início em maio, época diferente de quando geralmente acontece, em agosto, rendeu diversas curiosidades ao longo da sua primeira parte. A partir de agora, Aimoré, Bagé, Gramadense, Inter-SM, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Veranópolis disputam as duas vagas disponíveis por meio do mata-mata para a elite do Campeonato Gaúcho de 2026.

Nesta temporada, oito equipes foram novidade em relação à temporada passada. Monsoon, Pelotas (subiram para primeira Divisão), São Gabriel e Cruzeiro (rebaixados para a Terceirona) não disputam a competição. Em contrapartida, Novo Hamburgo, Santa Cruz (rebaixados para a divisão de acesso), Gramadense e Real (subiram da Terceirona) estão presentes na competição.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Antes mesmo do início da competição, já houve um caso à parte. O Futebol com Vida, equipe que conta com duas sedes, uma em Viamão e outra em Três Passos, desistiu da competição faltando cerca de uma semana para o início da disputa. Com isso, o time foi rebaixado automaticamente e disputará a Segundona Gaúcha, popular Terceirona. Consequentemente, todas as equipes tiveram uma rodada a menos em disputa.


Líder com folga

Após as rodadas disputadas, quem levou a melhor sobre os outros times foi Aimoré, que totalizou 31 dos 42 pontos em disputa. Vencendo nove partidas, empatando outras 4 e perdendo apenas uma vez. Teve uma vantagem de dois pontos em relação ao Inter-SM, segundo colocado. O grande destaque da equipe ficou por conta do equilíbrio do time, já que marcou 16 gols e sofreu apenas cinco gols.


Melhor ataque e pior defesa

Melhor defesa é o ataque? é o que dizem os entendidos do futebol. A equipe do Passo Fundo resolveu testar este ditado popular ao longo da primeira fase. A equipe teve o melhor ataque, somando 20 gols gols. Já o Real Tramandaí não levou muito em consideração o ditado e acabou sofrendo 23 gols. 


Prata da casa marcando gol na estreia

Entre os mais de 100 jogos disputados nesta primeira fase, histórias de superação são comuns. Metas, sonhos, objetivos a serem alcançadas, tudo acaba se entrelaçando com um fato: se destacar de alguma maneira nos jogos. E este tipo de feito é possível enxergar em Santa Maria, mais especificamente a partir de um nome; Ruan Nunes, meiocampista de 17 anos. Na sua estreia pelos profissionais, com dois minutos em campo, marcou um belíssimo gol que ampliou a vantagem contra o Esportivo, na partida que terminou em 3 a 1.

Foto: Renata Medina

Tudo em família

E pra quem diz que o futebol não é algo em família, está muito enganado. apesar de lados opostos, tivemos mais um confronto entre familiares nesta Divisão de Acesso envolvendo o Inter-SM. Na terceira rodada, o jogo entre Gramadense e Inter-SM proporcionou o encontro entre primos. Itaqui, lateral do Inter-SM, reencontrou Adryel, 21 anos. Apesar de incomum, eles já viveram este cenário em outras oportunidades, como em 2022 e 2024. Além da ligação familiar, a posição em que atuam é a mesma, o que muda é o lado. Enquanto Itaqui atua pelo lado direito, Adryel joga na esquerda. Apesar do esforço das partes para contribuir com a vitória, o primeiro confronto entre os dois nesta temporada terminou em 0 a 0.

Itaqui e seu primo Adryel se reencontrando nos campos Arquivo Pessoal


Árbitro de Santa Maria estreando na Divisão de Acesso

Além do Inter-SM, a cidade também esteve representada na arbitragem. Pedro Henrique Schirmer, 27 anos, participou da competição. Ele fez sua estreia na partida entre Real de Tramandaí e Gramadense, pela décima rodada. É um dos nomes que somam pontos e se torna um dos nomes a ficar de olho no futuro, assim como um outro momento Jean Pierre Lima, Anderson Daronco e Carlos Eugênio Simon já foram.

Futebol e política se misturam?

Na Divisão de Acesso a resposta é direta e reta, como um pombo sem asa: sem sombra de dúvidas!. Essa afirmação se tornou ainda mais clara na terceira rodada. O meia Alysson Sardinha, do Real de Tramandaí, marcou o gol de desconto na derrota por 2 a 1 para o Esportivo. Sardinha é ex-prefeito da cidade de Roteiro, no estado de Alagoas. Ele foi eleito em 2020, com 2063 votos e comandou a cidade até 2024. Após sair do cargo, aos 34 anos decidiu retornar aos campos e tentar ajudar a equipe do litoral a fazer uma boa campanha, o que não foi possível, já que o Real foi rebaixado.

Alysson Sardinha saiu do clube pouco tempo depois de marcar seu gol Foto: Gabriel Girardon

Técnico comandando de fora do campo? 
Além dos 22 que estão em campo, mais os reservas, a comissão e o técnico normalmente ficam à beira das 4 linhas. Mas não foi o caso da partida entre Esportivo de Bento Gonçalves, e Glória de Vacaria, válida pela décima rodada da competição.

Recém chegado na equipe de Vacaria, o inesquecível Alê Menezes não tinha sido regularizado a tempo da partida, e para não ficar de fora e conseguir comandar o time, resolveu ir até as arquibancadas e dividir o espaço com os cerca de 80 torcedores presentes no jogo e dar as orientações para o seu time diretamente do cercado que separa a torcida do campo. No fim, acabou dando certo a voz do técnico ecoou mais alto que o da torcida e a equipe venceu por 1 a 0. Naquele momento, seu time tinha ultrapassado o rival na tabela. Haja voz para orientar os atletas!

Foto:TivoTV

Pior campanha da história da divisão de acesso? 
Apesar de você estar pensando que o Real de Tramandaí fez a pior campanha da história da divisão de acesso, está enganado. Levando em consideração que ao longo dos últimos anos houve a troca na fórmula da disputa, a equipe do Real tem uma campanha positiva, se levarmos em consideração o Riopardense (2014), que terminou o primeiro turno com zero pontos, quatro gols feitos e 30 sofridos. Já no segundo turno, a equipe também não somou nenhum ponto, fez um gol e sofreu 29 gols. O saldo final da primeira fase, somando os dois turnos, foi de cinco gols feitos e 59 sofridos.

Reprodução


Torcida lotando seu espaço 

Compra o ingresso, pega fila, passa por revista, compra uma bebida e lanche, escolhe o lugar, essa foi a rotina dos torcedores dos times que estão nesta Divisão de Acesso. A torcida do Inter-SM dá uma verdadeira aula neste sentido, pois tem o melhor público em uma partida da primeira fase. De acordo com boletim financeiro divulgado pela equipe à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), 1.552 pagantes ocuparam os espaços na décima primeira rodada. No fim, a presença fez a diferença no placar, e o Alvirrubro venceu por 1 a 0 o Santa Cruz.

Nem os quero-quero apareceram

Foto: Vinicius Becker

Ao contrário de Inter-SM, a equipe do Real não conseguiu receber o carinho do seu torcedor, entre os diversos jogos da competição, eles conseguiram ter o menor público de todos, na partida contra o Bagé, pela terceira rodada. Se for analisar bem, o som do vento e dos quero-queros eram mais altos que da torcida. Mas não dá pra culpar o torcedor, a campanha do time não ajudou em nada.  


Estilo de jogo: descer a lenha
A Divisão de Acesso é conhecida por ter um estilo de jogo único, quase que sem imitações. Isto por conta das mudanças climáticas, condições dos gramados, cera quando o time está vencendo... mas uma característica que é possível notar, são as chegadas fortes e o árbitro levantando o braço para punir os atletas. Entre divididas e empurrões, Real, Novo Hamburgo e Bagé se destacaram nos cartões, na primeira fase, somando  entre amarelos e vermelhos, 44 cartões.


Com a segunda fase iniciando nesta quarta-feira (30), a tendência é que nestas outras partidas diversas outras histórias apareçam aos olhos do torcedor que acompanha a Divisão de Acesso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Handufsm vence jogos da primeira fase e lidera o Estadual de Handebol Anterior

Handufsm vence jogos da primeira fase e lidera o Estadual de Handebol

30 anos longe da elite: tudo que você precisa saber sobre o Bagé, rival do Inter-SM nas quartas da Divisão de Acesso Próximo

30 anos longe da elite: tudo que você precisa saber sobre o Bagé, rival do Inter-SM nas quartas da Divisão de Acesso

Esportes