Santa-mariense é campeão da Série B com o Coritiba; outros dois conterrâneos garantem acesso à elite nacional

Santa-mariense é campeão da Série B com o Coritiba; outros dois conterrâneos garantem acesso à elite nacional

Foto: Rafael Ianoski/Coritiba

Santa Maria voltou a aparecer em destaque no cenário do futebol brasileiro em 2025. Três profissionais da cidade estiveram diretamente envolvidos em campanhas que culminaram no acesso à Série A do Brasileirão e, no caso de um deles, também na conquista do título da Série B. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O volante Filipe Machado, 29 anos, sagrou-se campeão com o Coritiba e encerrou a temporada como uma das referências técnicas do time. Formado no Novo Horizonte e no Inter-SM, despontou nacionalmente após destacar-se na Copa São Paulo de 2014 pelo Desportivo Brasil. Depois, construiu trajetória por Grêmio, São José, Boa Esporte e Cruzeiro, onde se afirmou como um dos volantes mais regulares da equipe e conquistou a Série B.

Em julho de 2024, transferiu-se ao Vitória e ajudou o clube a garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025. No início deste ano, foi emprestado ao Coritiba e rapidamente se consolidou. Foram 39 jogos, sendo 29 como titular, com três assistências e participação decisiva na campanha do título. A fase atual contrasta com o drama vivido em 2021, quando complicações da Covid-19 o levaram a duas cirurgias pulmonares e quase interromperam sua carreira.

Outro santa-mariense no grupo dos acessos é o lateral-esquerdo Fernando, 26 anos, do Athletico Paranaense. Revelado também no Novo Horizonte, ele disputou a Divisão de Acesso de 2017 pelo Inter-SM e acumulou passagens por São Luiz e Marcílio Dias. Desde 2023 defende o Athletico, onde soma 63 partidas. Na atual temporada, entrou em campo 25 vezes, oito delas pela Série B.

O terceiro representante da cidade é o preparador físico Jaelson Ortiz, da Chapecoense, que retornará à elite após boa campanha na Série B. Aos 41 anos, Jaelson tem trajetória consolidada no futebol catarinense, com passagens por Avaí, Figueirense e pela própria Chape. Natural de Santa Maria e doutor em Ciências do Esporte pela UFSC, ele segue acumulando acessos e resultados expressivos na carreira.

Além de Coritiba, Athletico-PR e Chapecoense, o Remo do Pará também conquistou o acesso.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atletas de Santa Maria trazem medalhas de competição de pádel em Santa Catarina Anterior

Atletas de Santa Maria trazem medalhas de competição de pádel em Santa Catarina

Estreantes no futebol gaúcho: conheça os dois novos reforços anunciados pelo Inter-SM Próximo

Estreantes no futebol gaúcho: conheça os dois novos reforços anunciados pelo Inter-SM

Esportes