Foto: Bolívar (Divulgação)
Equipe boliviana terminou na terceira colocação do seu grupo na Libertadores

O Grêmio já sabe quem será seu adversário nos playoffs da Copa Sul-Americana. Após terminar a fase de grupos na segunda colocação da chave, o Tricolor enfrentará o Bolívar, da Bolívia, em busca de uma vaga nas oitavas de final da competição continental.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os confrontos serão disputados após a pausa para a Copa do Mundo. As datas-base previstas pela Conmebol são 22 e 29 de julho, com o primeiro jogo em território boliviano e a decisão na Arena.
A definição ocorreu após os jogos da quarta-feira (27). Mesmo com partidas restantes na quinta (28), não há mais possibilidade de alteração no caminho gremista.
O time comandado por Luís Castro encerrou sua participação na fase de grupos com empate diante do City Torque, na Arena, chegando aos 11 pontos e garantindo a melhor campanha entre os segundos colocados da Sul-Americana. Como apenas os líderes de cada grupo avançam diretamente às oitavas, o Grêmio precisará disputar a fase de repescagem contra uma equipe vinda da Libertadores.
Já o Bolívar terminou em terceiro no Grupo C da Libertadores, com apenas cinco pontos, atrás de Rivadavia-ARG e Fluminense.
Se superar os bolivianos, o rival nas oitavas sairá de sorteio marcado para esta sexta-feira (29), organizado pela Conmebol.
Grêmio pode escapar da altitude de La Paz
Apesar de o primeiro duelo ter mando boliviano, existe a possibilidade de o Grêmio não precisar atuar na altitude de La Paz, situada a cerca de 3,6 mil metros acima do nível do mar.
Nas últimas semanas, conflitos políticos e protestos na Bolívia fizeram a Conmebol retirar partidas da capital do país. Nesta quarta-feira, inclusive, o Bolívar mandou o duelo contra o Rivadavia em Santa Cruz de la Sierra, cidade sem altitude significativa.
Caso a instabilidade política permaneça até julho, o confronto pode novamente ser transferido. Se isso não ocorrer, o Grêmio terá pela frente também o desafio físico tradicional de atuar em La Paz.
Retrospecto favorece o Tricolor
Grêmio e Bolívar se enfrentaram apenas quatro vezes na história, todas pela Copa Libertadores. O retrospecto é favorável ao clube gaúcho, com três vitórias gremistas e apenas um triunfo boliviano.
O confronto mais recente ocorreu em 2003. No Olímpico, o Grêmio venceu por 1 a 0, com gol de Caio. Já em La Paz, o Bolívar devolveu o placar e conquistou sua única vitória sobre os gaúchos.
Antes disso, os clubes haviam duelado na Libertadores de 1983. Na ocasião, o Grêmio venceu os dois jogos da fase de grupos: 2 a 1 na Bolívia, com gols de Osvaldo e China, e 3 a 1 em Porto Alegre, com gols de Tonho Gil e Tita.
A campanha terminaria de forma histórica para o Tricolor, que conquistaria naquele ano o seu primeiro título da Libertadores ao derrotar o Peñarol, do Uruguai, na decisão.