STJD confirma efeito suspensivo e Baixada terá público em jogos do Inter-SM no Gauchão

STJD confirma efeito suspensivo e Baixada terá público em jogos do Inter-SM no Gauchão

Foto: Tales Trindade

​O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou, neste sábado (10), a concessão de efeito suspensivo ao recurso apresentado pelo Inter-SM, o que garante a presença de público nos jogos do clube como mandante no início do Gauchão 2026. A decisão suspende, de forma provisória, a pena de perda de mando de campo aplicada ao Alvirrubro após a final da Divisão de Acesso.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A confirmação oficial veio por meio de nota divulgada pelo clube, dias depois de o presidente Pedro Della Pasqua já ter assegurado publicamente que o Inter-SM teria direito ao efeito suspensivo enquanto o processo não transitasse em julgado. 

Com isso, a estreia em casa, marcada para quarta-feira (14), contra o São Luiz, no Estádio Presidente Vargas, poderá ocorrer com a Baixada aberta ao torcedor. A comercialização de ingressos, no entanto, ainda depende da vistoria técnica da FGF. Segundo o clube, assim que todos os procedimentos forem concluídos, a torcida será informada oficialmente.

“A decisão representa, de forma simbólica e concreta, a primeira grande vitória do Inter SM fora das quatro linhas neste retorno histórico ao Campeonato Gaúcho – Série A” destacou o clube em nota oficial.

O Inter-SM estreia no campeonato neste domingo (11), fora de casa, diante do São José, às 19h, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, com cobertura da Rádio CDN 93.5 FM, também na TV Diário (26 e 526 Claro/Net) e no Youtube do Diário de Santa Maria.



A nota

Na manifestação pública, o clube também ressaltou o trabalho do advogado Marcelo Jucá, responsável pela condução do recurso junto ao STJD.

“Seu trabalho foi determinante para este desfecho positivo, que preserva o direito ao amplo contraditório e reforça a segurança jurídica no âmbito do futebol gaúcho e nacional”, diz o comunicado.

A direção alvirrubra reforçou ainda a importância da torcida neste momento de retorno à elite estadual.

“A união entre instituição e torcedor é, e sempre será, um dos pilares da nossa história”, acrescenta a nota.


Relembre o caso

O Inter-SM havia sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) com jogos de portões fechados após incidentes ocorridos na final da Divisão de Acesso, no dia 30 de agosto, contra o Novo Hamburgo, na Baixada. Entre as ocorrências relatadas na súmula estão o arremesso de objetos ao campo — incluindo uma pedra que atingiu um jogador adversário — e o uso de sinalizadores por parte da torcida.

Em primeira instância, a pena foi de três partidas sem público. Em segunda instância, houve redução para dois jogos, o que impediria a presença de torcedores nos confrontos contra São Luiz e Juventude. A direção recorreu ao STJD, terceira instância da Justiça Desportiva, e obteve o efeito suspensivo, que impede a aplicação imediata da punição até o julgamento final do processo, ainda sem data definida.


Baixada remodelada

Além da liberação de público, o retorno do Inter-SM à Série A será marcado por um Estádio Presidente Vargas profundamente reformado. Segundo Pedro Della Pasqua, o clube viveu cerca de 90 dias de obras intensas para adequar a Baixada às exigências da FGF.

Foram entregues vestiários, cabines de imprensa, espaço do VAR, áreas de arbitragem e estruturas internas, todas com redes elétrica, hidráulica e sanitária renovadas. No campo, o gramado recebeu grama Z1, a mesma utilizada no Beira-Rio e na Arena do Grêmio.

A iluminação também foi reforçada, com a duplicação do número de refletores, passando de 32 para 64. Mesmo reconhecendo as dificuldades financeiras, o presidente classificou o momento como histórico.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-mariense marca gol e dá assistência em goleada do Grêmio na estreia do Gauchão Anterior

Santa-mariense marca gol e dá assistência em goleada do Grêmio na estreia do Gauchão

De 2008 a 2026: Personagens revivem o retorno do Inter-SM à Série A Próximo

De 2008 a 2026: Personagens revivem o retorno do Inter-SM à Série A

Esportes