Foto: Gilson Alves/Canal JoGA

A UFSM Futsal/Grupo Felice está fora da Série Ouro 2025. No último sábado, em São Francisco de Assis, no Ginásio Paulo Gioda, a Federal voltou a ser derrotada pela AFA, desta vez por 6 a 3, e se despediu da competição estadual nas oitavas de final. No jogo de ida, em Santa Maria, a equipe assisense já havia vencido por 3 a 2.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Assim como em 2024, quando também caiu para a AFA na mesma fase, a Federal fez jogo equilibrado, mas não conseguiu avançar.
Primeira etapa equilibrada
O início em São Chico foi animador para os santa-marienses. Logo nos primeiros segundos, Léo Rudek abriu o placar e desmanchou a vantagem construída pelos donos da casa. A partir daí, a AFA teve mais posse de bola, mas quem assustava em transições rápidas era a UFSM. As primeiras chances claras dos mandantes surgiram apenas no fim do primeiro tempo, parando em boas defesas do goleiro Edinho, que garantiu o 1 a 0 até o intervalo.
Viradas e emoção no segundo tempo
Na etapa final, a pressão da AFA deu resultado com o empate de Emanoel. A Federal, porém, reagiu rápido e voltou à frente em um golaço coletivo: Rogério serviu Arilson, que empurrou para as redes e fez 2 a 1.
A resposta dos assisenses não demorou. Micah tabelou e bateu forte para igualar novamente, antes de Ranther virar o placar em 3 a 2. Pressionada pela necessidade do resultado, a UFSM arriscou com goleiro-linha e conseguiu o empate em 3 a 3 com Léo Rudek, após passe de Tito.
Com a estratégia ofensiva, a Federal atacava mais, mas também ficou exposta. Foi então que o goleiro Ceará, da AFA, aproveitou erro no ataque adversário e, de sua própria área, marcou o quarto gol dos mandantes. No fim, Keven e novamente Ranther aproveitaram a meta vazia para fechar em 6 a 3.
Próximos passos
Com a eliminação, a UFSM encerra sua participação na Série Ouro 2025. Já a AFA avança às quartas de final e enfrentará o Atlântico de Erechim, que superou o Figueira de Tupanciretã nas oitavas de final.
Agora, o foco da Federal se volta aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A equipe disputará a segunda divisão da competição, que acontece entre os dias 5 e 19 de outubro, em Natal, no Rio Grande do Norte. No torneio, o elenco será formado exclusivamente por acadêmicos da UFSM.