Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai sediar, pela primeira vez, o futebol dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS). A competição está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2026, no Estádio Tarso Dutra, conhecido como campo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O anúncio da retomada do futebol universitário no Estado foi feito nas redes sociais da UFSM Futebol na segunda-feira (19). A edição de 2026 marca o retorno da modalidade após 13 anos sem disputas no Rio Grande do Sul.
Além da equipe da UFSM, a competição contará com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Centro Universitário IDEAU, de Passo Fundo. O torneio será disputado no formato triangular, com todos os três jogos concentrados no sábado (7).
De acordo com o coordenador do Futebol da UFSM, Frederico Lima, a retomada do futebol vai além da formação de uma equipe para competir e envolve diretamente a formação acadêmica dos estudantes.
– Não se trata só de montar uma equipe, porque atletas nós já temos. A comissão técnica também é formada por acadêmicos. Temos estudantes atuando como técnico, preparador físico, auxiliar técnico, análise de jogo, treinadores de goleiro e acadêmicos da fisioterapia. A ideia é auxiliar na formação desses futuros profissionais – explicou.
Nos últimos anos, a UFSM sediou etapas dos JUGS em outras modalidades coletivas, como futsal, voleibol, basquete, handebol e atletismo.
A expectativa da coordenação é que o evento contribua para dar maior visibilidade ao futebol universitário e fortaleça a retomada da modalidade no Rio Grande do Sul.