Governo Federal opta por diplomacia antes do prazo para tarifaço, anuncia vice-presidente

Governo Federal opta por diplomacia antes do prazo para tarifaço, anuncia vice-presidente

Foto: Valter Campanato(Divulgação/Agência Brasil)

As especulações sobre o tarifaço seguem em alta pelos vários setores da Economia. Em resposta, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, liderou nesta terça-feira (15) duas reuniões com empresários dos setores industrial e agropecuário. Os empresários manifestaram confiança nas negociações conduzidas pelo governo federal e defenderam que não sejam adotadas medidas de retaliação. A produção industrial e agropecuária já registra uma série de prejuízos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Alckmin destacou que a intenção do governo é avançar ao máximo dentro desse prazo e alcançar um acordo antes que o tarifaço se concretize. De acordo com o vice-presidente, o setor produtivo se comprometeu a dialogar com seus parceiros nos Estados Unidos — compradores, fornecedores e empresas congêneres para negociar o prejuízo bilateral causado pelas tarifas.

– A reunião [com o setor produtivo] foi muito proveitosa. Ouvimos todos os setores com maior fluxo de comércio com os Estados Unidos, desde aviação, aço, alumínio, máquinas, têxteis, calçados, papel e celulose. O que vimos foi um alinhamento em torno da negociação. Eu trouxe a mensagem do presidente Lula de empenho para rever esta situação –  afirmou o vice-presidente. 

Novos mercados

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também participou da reunião com as lideranças do setor agropecuário. Ele lembrou que desde o primeiro dia do governo do presidente Lula, uma das missões dadas é a ampliação dos mercados para a agropecuária brasileira, e que o diálogo estaria aberto, mas com respeito à soberania e muita altivez.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto de lei que pode ajudar produtores atingidos por desastres naturais segue para Senado Anterior

Projeto de lei que pode ajudar produtores atingidos por desastres naturais segue para Senado

Próximo

"Não se acha um mercado para substituir o americano de uma hora para outra", comenta economista do setor de agricultura no Estado

Economia