Mais de 10 escolas estaduais não conseguiram voltar às aulas no início da semana

Mais de 10 escolas estaduais não conseguiram voltar às aulas no início da semana

Foto:Divulgação

Registro de 6 de maio de uma escola de Agudo, atingida pela enchente.

Um grupo de escolas iria retornar com as aulas nesta segunda-feira (14), após adiamento devido ao temporal na Região Central. Mas com as chuvas do último final de semana, o retorno foi suspenso novamente.


Conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, são 14 escolas afetadas. E, com isso, cerca de 1,5 mil alunos estão fora da sala de aula.  Em Santa Maria, foram 3 escolas: em Arroio Grande, Arroio do Só e Boca do Monte.  


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A previsão é que na próxima semana, a situação se normalize. Conforme o coordenador, José Luiz Eggres, cada escola terá um calendário. E tranquiliza ao indicar que quando o município se encontra em calamidade pública, há um decreto de excepcionalidade no cronograma de aulas. A secretária irá orientar os próximos passos a cada escola.


A orientação e os esforços são, agora, para que os alunos recebam o material, seja no ambiente virtual ou físico, para que continuem acompanhando as atividades nestes primeiros dias sem conseguirem retornar, indica Eggres. Ele complementa:


– A nossa orientação pedagógica é de acolhimento. De modo que também não vai ter um prejuízo, no ponto de vista dos conteúdos, para aqueles que, eventualmente, nestes primeiros dias, não consigam chegar nas escolas. Cada aluno fora da escola é um prejuízo, mas esse momento é de excepcionalidade, algo que não tínhamos vivenciado ainda.

Estradas

Entre os problemas, o acesso as unidades educacionais estão entre as causas mais recorrentes. Os mais afetados são os municípios que tiveram estragos volumosos após a chuva. As escolas rurais estão entre as mais prejudicadas.


Escolas estaduais que não retornaram nesta segunda (14)

  • Itaara – 1
  • Toropi – 2
  • Nova Palma – 4 no município, nenhuma delas retornou
  • Dilermando de Aguiar – 1
  • Silveira Martins – 1
  • São João do Polêsine – 2
  • Faxinal do Soturno – 1
  • Santa Maria – 3


Santa Maria

No município, todas as escolas urbanas estão em funcionamento. Já em Arroio Grande, há sérios problemas nas estradas impossibilitam o retorno regular dos alunos na rede estadual. Mesmo cenário no Arroio do Só e na Boca do Monte, em que não houve o retorno às salas de aula.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola na região oeste de Santa Maria retoma atividades após alagamento Anterior

Escola na região oeste de Santa Maria retoma atividades após alagamento

Mais de 40% das escolas da rede estadual foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul Próximo

Mais de 40% das escolas da rede estadual foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Educação