Foto: Vinicius Becker (Diário)
As escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria que ainda estavam em processo de recuperação de aulas, após ficarem totalmente paralisadas durante a greve dos professores, encerraram o ano letivo de 2025 na última sexta-feira (17). A informação foi confirmada pela prefeitura.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com isso, todas as unidades da rede municipal passam a estar alinhadas quanto ao encerramento do calendário de 2025. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o início do ano letivo de 2026 está previsto para o dia 23 de fevereiro, com retorno simultâneo em todas as escolas.
A reorganização do calendário ocorreu após o fim do movimento grevista da categoria, acordado em dezembro entre o Executivo municipal e o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). Durante o período de recuperação, cada escola adotou estratégias próprias para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária mínima exigida por lei.
Leia mais:
- Após greve, secretária de Educação afirma que recuperação das aulas será definida de forma personalizada em cada escola de Santa Maria
- Escolas afetadas pela greve retomam atividades letivas a partir desta quinta
- Assembleia do Sinprosm homologa fim da greve após prefeitura retirar projeto do 13º salário