Foto: Vinicius Becker (Diário)
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), cancelou a visita à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para série de compromissos nesta quarta-feira (21). O Gabinete da Reitoria foi comunicado sobre o adiamento, no final da manhã desta terça-feira (20), durante a visita técnica da equipe do MEC à Federal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Santana teria agenda também em Porto Alegre, que, igualmente, foi cancelada. A equipe informou, ainda, que uma nova data será agendada para a vinda do ministro ao Rio Grande do Sul e, consequentemente, à UFSM.
Em Santa Maria, na manhã da quinta-feira (22), o ministro faria uma visita ao Arquivo Geral da instituição, que fez um trabalho de recuperação das enchentes após de 2024, servindo de referência para o trabalho que presta a outros órgãos públicos. Santana participaria, ainda, de uma solenidade oficial de posse da reitora Martha Adaime, já que no ato de transmissão do cargo, no dia 6 de janeiro, o ministro não pôde estar em Santa Maria devido a sua agenda.
Em 21 de agosto de 2025, o ministro esteve na cidade para a posse da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Nídia Heringer, oportunidade em que foi até a UFSM e confirmou que Martha, a mais votada na consulta universitária, seria a escolhida para comandar a Federal.