Pedro Appel (Divulgação UFSM)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu início às comemorações dos 65 anos da instituição com o lançamento do selo comemorativo. A apresentação foi feita na manhã desta segunda-feira (11), em evento aberto ao público que contou com a presença do reitor Luciano Schuch, do prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, da vice-reitora, Martha Adaime, além de diretores das Unidades de Ensino, pró-reitores, secretários municipais e demais membros da comunidade. A marca será utilizada ao longo das ações e eventos programados para celebrar a trajetória da UFSM, que completa 65 anos em dezembro de 2025.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O selo, desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social, por meio da Unidade de Comunicação Integrada (Unicom), foi pensado para representar os caminhos cruzados entre a universidade e as pessoas que fazem parte de sua história:
– O selo dos 65 anos foi projetado para expressar a fluidez e os trajetos da instituição, marcados pelo crescimento mútuo das jornadas de todos que fazem parte dessa história, em que a UFSM marca suas vidas e é marcada por elas. Os traços azuis que formam o número 65 atuam como uma representação dos caminhos daqueles que passam pela UFSM, enquanto o coração laranja, que se assemelha ao formato do Estado, personifica a instituição que surgiu na cidade conhecida como ‘coração do Rio Grande – disse Vinícius Gumisson, programador visual da Unicom e criador da marca.

Ações em alusão aos 65 anos de história
Dentre as ações comemorativas deste ano, apresentadas no evento, está o lançamento de um livro que reúne artigos do projeto Retalhos da Memória, que há 10 anos destaca momentos significativos da história da UFSM. A vice-reitora da Universidade, Martha Adaime, falou sobre as celebrações e a importância de preservar a memória da instituição:
– Esse trabalho, do Retalhos da Memória, essas lembranças que muitas vezes passam despercebidas e que, agora, poderá se juntar em um livro. E percebemos a importância da história ao longo desse tempo. Então, é com esse espirito que os 65 anos da nossa instituição será comemorado.
Leia também: