Foto: Mateus Rossato (Diário)
A Travessia Urbana de Santa Maria deverá ser totalmente concluída até o fim de julho. A previsão foi anunciada nesta quinta-feira (25) pelo ministro dos Transportes, George Santoro, durante a inauguração da passagem inferior que liga as ruas São Carlos e Orlando Fração, no Bairro Urlândia.
Na ocasião, o ministro também afirmou que o governo federal não possui, neste momento, estudos ou projetos em andamento para concessão de rodovias federais da Região Central, como as BRs 158, 287 e 392.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o ministro, resta cerca de 1% para a finalização do empreendimento, que é considerado uma das principais obras de infraestrutura viária da Região Central do Estado.
– Falta 1% para ser concluída. No final de julho estará pronta – afirmou Santoro.
A declaração representa uma atualização no cronograma da obra. Até então, a expectativa divulgada por autoridades era de que a Travessia Urbana fosse concluída até o fim de junho.
A passagem inferior inaugurada nesta quinta já estava liberada para o trânsito de veículos desde o final de março. A cerimônia contou também com a presença do superintendente regional doDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Iratan Pinheiro, além de autoridades locais, estaduais e federais.

Sem previsão de pedágios na região
Questionado sobre a possibilidade de futuras concessões rodoviárias da implantação de pedágios envolvendo trechos federais que passam por Santa Maria, Santoro afirmou que não há projetos em andamento para a Região Central.
– Não temos nenhum projeto em andamento nessa região. Pedimos ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) uma avaliação geral do Rio Grande do Sul, mas hoje os projetos que estão sendo trabalhados são a Rota Portuária e a Rota de Integração do Rio Grande do Sul, que não abrangem esta região — disse.
Segundo o ministro, os projetos de concessão atualmente em análise no Estado já passaram por audiências públicas e não incluem as BRs 158, 287 e 392 no entorno de Santa Maria.
Obra estratégica
Durante a visita, o ministro destacou a importância da Travessia Urbana para a logística regional e nacional. Segundo ele, Santa Maria ocupa posição estratégica por concentrar importantes conexões rodoviárias e ferroviárias.
– Melhorias urbanas como essa reduzem o tempo de percurso das cargas, diminuem custos logísticos e ajudam a reduzir o preço dos produtos. Santa Maria é um entroncamento rodoviário e ferroviário muito importante para o país – afirmou.
A Travessia Urbana possui cerca de 14 quilômetros de extensão e tem como objetivo separar o tráfego urbano do fluxo de veículos de longa distância que circulam pela BR-287, aumentando a segurança e a fluidez no trânsito.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o empreendimento recebeu aproximadamente R$ 450 milhões em investimentos.
Recursos garantidos
Questionado sobre a possibilidade de falta de recursos para a conclusão da obra, Santoro garantiu que o governo federal manterá os investimentos necessários.
– Não vai faltar recurso nenhum. As obras que estão andando serão sempre incluídas no orçamento e terão os investimentos necessários para serem concluídas – declarou.
O ministro afirmou que o orçamento federal destinado à infraestrutura de transportes no Rio Grande do Sul alcança atualmente R$ 1,8 bilhão e deverá ultrapassar R$ 2 bilhões até o final do ano.
Durante a entrevista, ele comparou os investimentos atuais aos realizados nos últimos anos.
– Hoje temos um orçamento de R$ 1,8 bilhão para o Rio Grande do Sul. Vamos chegar ao final do ano com mais de R$ 2 bilhões. No último ano do governo anterior foram cerca de R$ 700 milhões. É uma mudança muito grande de patamar – disse.
Novos projetos
Santoro também afirmou que o governo federal trabalha em estudos e projetos para ampliar a capacidade de rodovias no Estado e reforçou a importância da integração ferroviária do Rio Grande do Sul com o restante do país.
Segundo ele, essas iniciativas fazem parte do planejamento logístico nacional de longo prazo, que está sendo desenvolvido com horizonte até 2050.
Após a agenda em Santa Maria, o ministro segue para Cachoeira do Sul, onde participa de atividades relacionadas à entrega da Ponte do Fandango, na BR-153.