Basílica lota para celebração do primeiro ano da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho

Basílica lota para celebração do primeiro ano da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Centenas de fiéis lotaram o Santuário Basílica da Medianeira na manhã desta sexta-feira (15) para missa em celebração ao primeiro aniversário de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. Antes mesmo do início da cerimônia religiosa, o ambiente já era de profunda devoção, com dezenas de pessoas rezando o terço em preparação para o momento solene.

📲 Fale com a CDN

O movimento de carros foi intenso desde cedo, lotando o estacionamento da Basílica e as ruas ao redor. Às 10h, quando a missa começou, todos os mais de 300 lugares do Santuário estavam ocupados, e muitos fiéis acompanhavam a cerimônia de pé. Crianças, jovens e idosos se uniam em oração, muitos se aproximando para tocar a imagem da Medianeira, em um sinal da força da fé que marcou o feriado.


Para o reitor da Basílica, padre Cristiano Quatrin, o momento é de renovação.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

– Esse momento que estamos celebrando, o primeiro ano da coroação, é celebrar um caminho de esperança que foi trilhado desde o anúncio do papa Francisco. Preparamos esse momento, que é a festa da coroação, para renovar a esperança e a fé do nosso povo – explicou o padre.


A fé que une gerações

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A fé que encheu a Basílica se manifestava em histórias pessoais de gratidão e devoção. Abel Oliveira Silva, prestes a completar 80 anos e há 55 participando da romaria, resumiu seu sentimento.


– Em primeiro lugar, a Medianeira, em segundo lugar a minha esposa. Ela adoeceu, mas a Medianeira cuidou dela direitinho com a Covid. Então, eu digo assim: fé em Deus é o melhor remédio que tem  – afirmou Abel.


Para Marizete Ana Daniel, 65 anos, a celebração é um ato de gratidão após um período difícil para o Estado, referindo-se aos eventos climáticos de 2024. 

Foto: Rian Lacerda (Diário)

– Depois de tantas tragédias que o Rio Grande sofreu, celebrar hoje foi maravilhoso. O sentimento foi de gratidão, de alegria, por essa mãe que nos acolhe –  celebrou Marizete.


A programação em homenagem à Rainha do Povo Gaúcho continua ao longo do dia. Uma nova missa solene está marcada para as 18h e a expectativa é de um público ainda maior, com a presença confirmada do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e de prefeitos de cidades da região


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia do Patrimônio Cultural será celebrado com treino guiado que percorre prédios históricos de Santa Maria Anterior

Dia do Patrimônio Cultural será celebrado com treino guiado que percorre prédios históricos de Santa Maria

Carreata da Medianeira leva fiéis às ruas no primeiro feriado em homenagem à Rainha do Povo Gaúcho Próximo

Carreata da Medianeira leva fiéis às ruas no primeiro feriado em homenagem à Rainha do Povo Gaúcho

Geral