Com apoio do Ministério da Saúde, projeto lança iniciativa contra discriminação a pacientes com tuberculose

Arianne Lima

Com apoio do Ministério da Saúde, projeto lança iniciativa contra discriminação a pacientes com tuberculose
Com o apoio do Ministério da Saúde, o projeto Zero discriminação nos serviços de saúde lançou uma iniciativa que incentiva o uso de linguagem inclusiva no atendimento a pacientes com tuberculose. Intitulado Na ponta das línguas, o material é composto por um guia e cartazes, que buscam incentivar a adotação de atitudes e palavras não estigmatizantes nos serviços de saúde.

Entre as temáticas abordadas pelo projeto até o momento, estão saúde bucal e HIV/Aids, destacando que a utilização dos termos corretos é um exercício de acolhimento e respeito com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber mais sobre as produções, acesse o site.

Foto: Reprodução

O projeto Zero discriminação nos serviços de saúde é oriundo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível e uma das principais causas de morte em todo o mundo. Conforme o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) do ano passado, foram registrados cerca de 10,6 milhões novos casos de tuberculose em 2021 e 1,6 milhão óbitos em decorrência da doença.

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, a tuberculose afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse, podendo ser seca ou com catarro.

A transmissão da doença ocorre por via respiratória e em contato com tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa e sem tratamento. Apesar do cenário, a tuberculose é curável. Cerca de 85% das pessoas que desenvolvem a doença podem ser tratadas com um regime medicamentoso de até 6 meses, reduzindo a transmissão da infecção.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A partir deste sábado, passagem de ônibus reduz para R$ 4 Anterior

A partir deste sábado, passagem de ônibus reduz para R$ 4

Com mistério sobre nome do técnico, Inter-SM convoca entrevista coletiva Próximo

Com mistério sobre nome do técnico, Inter-SM convoca entrevista coletiva

Geral