

O Dia do Vizinho 2025 já passou, mas os frutos de um domingo com sol, música e muitas brincadeiras continuam a ser colhidos em Santa Maria. Na noite desta quarta-feira (20), o público conheceu as vias participantes que venceram nas categorias Rua Mais Solidária, com Maior Programação e Rua Mais Engajada (veja o resultado abaixo). A premiação ocorreu na sede do Grupo Diário.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A importância do reconhecimento é comentada pela coordenadora de eventos e projetos do Grupo Diário, Magliele Alves:
– O troféu, nas três categorias, serve para valorizar, incentivar e agradecer a participação das ruas que mais se engajaram. Desde o ano passado, incluímos a premiação da 'Rua Mais Solidária', trazendo a importância de gestos solidários, agregando mais valor para o evento do Dia do Vizinho.
Em 2025, o Dia do Vizinho movimentou mais de 40 ruas da cidade, fazendo jus à tradição iniciada em 1989 com o apoio do jornal A Razão. Após um período sem ser realizado, o Dia do Vizinho foi retomado em 2023 pelo Grupo Diário, que além de estimular momentos de amizade, integração e espírito comunitário entre vizinhos, têm reconhecido os esforços que envolvem esse processo.
Premiação
As três categorias que compõem o Dia do Vizinho estão ligadas a valores essenciais para a sociedade, como solidariedade, organização, criatividade e boa convivência. Na Rua Mais Solidária, é premiada aquela que arrecadar a maior quantidade de alimentos não perecíveis a ser destinados ao Banco de Alimentos de Santa Maria.Na segunda categoria, a de Maior Programação, é considerado o número de atividades realizadas em cada rua durante o evento, com base nas ações detalhadas no formulário de inscrição. Já na Rua Mais Engajada, destaca-se a via com melhor decoração e maior participação dos moradores.
A escolha dos vencedores baseou-se na avaliação de membros das equipes do Grupo Diário, que acompanharam as programações e participaram da cobertura ao vivo pela Rádio CDN 93.5 FM e pelas redes sociais do Diário. A mobilização é lembrada com carinho pela diretora administrativa do Grupo Diário, Vanessa Rizzi:
– O que me chamou a atenção em todas as ruas que eu passei foi a união, a dedicação, a integração, a organização dos vizinhos e principalmente, a felicidade em estarem partilhando.
A diretora de jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, também fez parte de uma das equipes, registrando ao máximo os momentos de diálogo e integração ocorridos durante a festa da boa vizinhança.
– Fomos muito bem recebidas em todas as ruas que visitamos. Em uma delas, vi um bolo com figuras de todos os vizinhos e me apaixonei. Acredito que o gesto revela a criatividade que existe e se fortalece em datas como essa. O Dia do Vizinho emana o melhor de cada pessoa, o que é muito importante em uma sociedade que ainda convive com os impactos da pandemia – conclui.
Com realização do Grupo Diário, o Dia do Vizinho tem patrocínio âncora de Panifício Mallet, patrocínio de Farinha de Trigo Maria Inês e Rad + Radiologia, além do apoio da prefeitura de Santa Maria e do Grupo Amigo.
Resultado
Rua com Maior Programação – Travessa dos enfermeiros com Rua dos dentistas, Bairro Nova Santa Marta

“O momento é de muita união e alegria. É a primeira vez que recebemos esse prêmio e esse é o segundo ano que participamos. Então, isso nos deixa motivados para mobilizar outros vizinhos e outras ruas do bairro para que participem deste dia tão especial para Santa Maria”.
José Luzardo Cruz Brum, 50, coordenador da Travessa dos Enfermeiros com Rua dos Dentistas, Bairro Nova Santa Marta
Rua Mais Solidária - Rua Major Bitencourt, Bairro Divina Providência
Arrecadou 66,5 kg de alimentos. Itens foram doados ao Banco de Alimentos de Santa Maria

"Sabemos a importância de colaborar, porque também vivemos de doações. Não esperávamos (o prêmio), mas torciamos por isso e ficamos muito felizes. É importante ajudar, porque o vizinho é teu parente. E lá (na Major Bitencourt), temos um grupo bem solidário”.
Terezinha Aires, 77 anos,coordenadora da Rua Major Bitencourt, Bairro Divina Providência (66,5 kg doados)
Rua Mais Engajada/Decorada – Rua Paulo Régis dos Santos Pereira, Bairro Nossa Senhora Medianeira

“O nosso sentimento é de gratidão. Fazemos o Dia do Vizinho há mais de 20 anos e nunca tinhamos ganhado um prêmio. Então, ter esse reconhecimento é muito importante não só para nós, mas para o bairro”.
Anderson da Rosa Ribeiro, 24, coordenador da Rua Paulo Régis dos Santos Pereira, Bairro Nossa Senhora Medianeira