Conhecido como "padroeiro da internet", Carlo Acutis é canonizado no Vaticano

Conhecido como

Foto: Vatican Mídia (Reprodução)

O jovem italiano Carlo Acutis foi canonizado pelo papa Leão XIV em cerimônia realizada no Vaticano, neste domingo (7), tornando-se o primeiro santo da geração millennial. A missa, que aconteceu na Praça de São Pedro, foi a primeira cerimônia de santificação conduzida pelo novo pontífice e, segundo estimativas do Vaticano, reuniu mais de 80 mil pessoas.


Conhecido como "padroeiro da internet", Acutis ganhou fama por usar seus talentos em computação para evangelizar online, criando sites para divulgar a fé católica. Nascido em 1991, ele morreu de leucemia aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006.


De acordo com o Vaticano, o processo para a santificação incluiu o reconhecimento de um milagre ocorrido no Brasil. Em 2020, Acutis foi beatificado após a Igreja Católica atribuir a ele a cura de uma criança brasileira, em Campo Grande (MS), que teria tocado em uma de suas relíquias em 2010.

Foto: Vatican Mídia (Reprodução)

Durante a cerimônia, o papa Leão XIV citou Acutis como um exemplo para a juventude, afirmando que o jovem gostava de dizer que o céu sempre esperou por todos e que amar o amanhã é dar o melhor de si no presente. O pontífice destacou que o chamado à santidade é um convite para que os jovens não desperdicem suas vidas. "Carlo, por sua vez, encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia – presentes aqui hoje com os dois irmãos, Francesca e Michele –, depois também na escola, e, sobretudo, nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial. Assim, cresceu integrando naturalmente nas suas jornadas de criança e adolescente a oração, o desporto, o estudo e a caridade", afirmou o pontífice.


Na mesma cerimônia, também foi canonizado Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano que morreu na década de 1920, conhecido por seu trabalho de auxílio aos necessitados.

*Com informações Vatican News


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Perna humana é encontrada na orla de Porto Alegre e polícia suspeita de ligação com caso da mala na rodoviária Anterior

Perna humana é encontrada na orla de Porto Alegre e polícia suspeita de ligação com caso da mala na rodoviária

Expointer 2025 termina com recorde de público, mas diminuição no total de negócios Próximo

Expointer 2025 termina com recorde de público, mas diminuição no total de negócios

Geral