Há seis meses atrás, uma família de venezuelanos deixou o país tendo como destino o Uruguai. Sem recursos para viajar, eles realizaram a maior parte do trajeto à pé, caminhando cerca de 4 mil quilômetros. A família passou por vários países, como Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina. Na última quinta-feira, chegaram a Santa Maria e se instalaram na praça ao lado do shopping Monet, na Avenida Fernando Ferrari.
José Vera, 34 anos, conta que decidiu deixar a Venezuela em razão da situação econômica do país. Junto com ele, partiram a esposa, Sinai Perez, 35, o irmão, Alex Gomez, 27, e o sobrinho, Davi Gomez, 10. Sem dinheiro para comprar passagens ou pagar hospedagem, a família se abrigou, na maior parte do trajeto, em praças com papelões. Foi apenas na Argentina, último país que passaram antes de chegar à Santa Maria, que a família conseguiu duas barracas por meio de doações. Para se alimentar, a família também depende de contribuições da população.
Devido à longa caminhada, Vera relata que sua esposa, Sinai Perez, machucou o pé e está com dificuldade para andar. Por isso, a família não pretende continuar a viagem caminhando. Eles esperam conseguir doações em dinheiro ou passagens para chegar até o Uruguai, país que desejam se estabelecer e encontrar outros familiares. Além de impedir a chegada ao destino, a falta de recursos ainda impossibilita que Sinai consiga assistência médica e remédios para a lesão no pé.
O venezuelano José Vera ainda não sabe quanto tempo permanecerá em Santa Maria. Apesar disso, ele espera chegar logo até o Uruguai, para, assim, trazer ao país os quatro filhos que ficaram na Venezuela.