Os dois acumulam décadas de vida e de muitas histórias. Aos 81 anos, Dinah Oliveira Marafiga ainda tem bastante energia para realizar as tarefas do dia a dia. Já o quase centenário Maurílio Gonçalves, 94 anos, não tem a mesma disposição de antes, nem a mesma saúde, mas as lembranças do passado ainda permanecem na memória.
Projeto 'Dê um Sorriso de Alegria' organiza ações em prol de pessoas carentes em Santa Maria
Viúva há seis anos, Dinah mora com a filha, Jane, no bairro Nossa Senhora Medianeira. Do lado da casa das duas, funciona a oficina da família, onde o filho mais velho da idosa trabalha. Querida por todos, Dinah gosta de conversar com os vizinhos e de cuidar dos três cachorros de estimação. Como passatempo, a idosa faz gelo todos os dias para vender aos detentos do regime semiaberto do Presídio Regional de Santa Maria, que funciona atrás de sua casa.
Altar Monumento da Basílica da Medianeira deve ganhar reforma ainda neste ano
Eles me trazem as garrafas PET, e eu lavo todas. Os presos saem de manhã e voltam à tardinha. Aí, eles passam aqui em casa para pegar. Eu vendo por R$ 1 cada garrafa de dois litros. E nesse calor eles levam para fazer suco, né? Já comprei um freezer novo só com o dinheiro da venda do gelo comenta.
De dentro do pátio, seu Xiruca, como Gonçalves é conhecido na vizinhança, observa o movimento da rua. Nascido em São Francisco de Assis, o pedreiro, carpinteiro e faz-tudo mudou-se para Santa Maria em 1963 para ajudar na obra de construção da Escola Estadual Cilon Rosa.
Eu comprei um terreno e instalei meu "biombinho". Não incomodo ninguém e ninguém me incomoda. Graças a Deus, vivemos tudo de bem. A gente viu crescer tudo isso. Fiz muitas casas aqui no bairro, inclusive, a minha. E ainda estou aqui lembra, com carinho, seu Xiruca, que mora com a esposa no mesmo local há mais de 40 anos.