Foto: Vinicius Becker (Diário)
Setores administrativos da prefeitura de Santa Maria passam a operar em regime de turno único a partir desta quinta-feira (8). A medida, estabelecida por decreto como medida temporária de contenção de despesas, altera a jornada de trabalho de cerca de 900 servidores, mas mantém inalterado o horário de atendimento à população, que segue das 8h às 13h. O Executivo vive uma crise financeira, inclusive chegou a atrasar os salários da folha de dezembro, além dos fornecedores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A alteração no expediente é válida até o dia 20 de fevereiro. Durante esse período, os servidores afetados, principalmente os lotados no Centro Administrativo Municipal, cumprirão jornada das 7h às 13h. Segundo o Executivo, os serviços administrativos e os atendimentos ao público externo seguirão a rotina normal, sem impacto para os contribuintes.
Horas extras estão vetadas, exceto se autorizadas por secretários.
Serviços essenciais mantidos
O decreto estabelece exceções para áreas consideradas essenciais, que permanecerão com horário regular de funcionamento devido à natureza das atividades. Não aderem ao turno único os servidores das seguintes pastas e setores:
- Secretaria de Saúde;
- Secretaria de Desenvolvimento Social;
- Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade;
- Serviços de limpeza urbana;
- Fiscalização e Mobilidade Urbana;
- Obras emergenciais;
- Guarda Municipal.
Já os servidores da Secretaria de Educação vão manter a jornada regular de trabalho até o término do ano letivo.